Home Design Gráfico 5 Dicas para criar um ótimo portfólio online

5 Dicas para criar um ótimo portfólio online

por Marina Araújo

Essa semana eu ajudei um colega da faculdade que estava com algumas dúvidas de como criar um site com o portfólio dele. Isso me fez pensar que existem diversas pessoas que passam pelo mesmo problema e que muitas vezes não tem a quem recorrer para tirar algumas dúvidas. Nesse post eu vou tentar ajudar vocês dando 5 dicas de como  criar um ótimo portfólio online!

Bem, para quem não sabe eu sou Web Designer e trabalho nesse campo de criação de sites e blogs há mais de cinco anos. Hoje em dia é quase impossível você se destacar sem aparecer na internet. O mundo web faz parte das nossas vidas, do nosso cotidiano. Então mostrar o seu trabalho online muitas vezes é a melhor forma de divulgar o seu portfólio. Então dá só uma olhada nessas dicas imprescindíveis para criar um ótimo portfólio online:

#1: Se atente à simplicidade

Se você está tentando uma vaga naquele escritório ou estágio, quem está contratando provavelmente não vai ter tempo para ver minunciosamente todos os seus projetos. Por isso, seja organizado, forneça as informações de forma clara e escolha somente os seus melhores projetos para serem exibidos online. Tente categorizar tudo, criando um acesso de maneira pratica e rápida ao que interessa. E se você é do tipo que ama aquela música e quer colocar ela como música de fundo no site, siga essa dica: Não faça isso. Apenas não faça. Em todos os sites que os meus clientes queriam fazer isso eu felizmente consegui convencê-los de que essa não era uma boa ideia, porque é chato você abrir um site e ouvir uma música que você não pediu para ouvir.

Mixed Minimal por Maik Lipp
White Styling por Blackhaus Studio
City Layouts II por Luis Dilger

#2: Seja versátil

Se você vai mostrar o seu portfólio, não se limite dentro de quadro paredes. Se você possui outras habilidades, como desenho, fotografia, design entre outros, exponha isso para os outros e mostre do que você é capaz. Só não exagere colocando tudo o que você já fez na vida. Coloque o suficiente para mostrar que você possui outras habilidades, ok?! Demostrar o quanto você pode ser flexível e apto para aprender novas coisas aumenta o seu valor.

Architecture / oilpaintings por Sunga Park
Living Light por Nissa Kinzhalina
Collection of lamps "Talisman" por Kateryna Sokolova

#3: Relevância

Exponha o que você sabe fazer mas mantenha o foco no que é realmente importante. Eu por exemplo, poderia colocar os meus projetos da faculdade e alguns projetos que eu já fiz como web designer. Mas o meu foco é mostrar projetos da área de Arquitetura e Urbanismo, porque para mim isso é mais importante do que Web Design. Agora vamos supor que eu coloque o projeto que foi apresentado em 16 pranchas na faculdade. É claro que eu não vou colocar 16 páginas sobre esse projeto. Eu vou separar o que é importante e quais as melhores imagens para expor no meu portfólio. Ninguém precisa ver as minhas plantas de saneamento predial ou as minhas tabelas de especificações de saneamento que eu utilizei no meu projeto, por exemplo.

Hunter House por Radosław Ignaciuk e Meedo Meedo
Cliff House por Estudio MOT
Wroclaw House por Marcin Tomaszewski

#4: Se atenha ao contexto

Sabe um aspecto negativo quando se trata de expor algum projeto? Não especificar quais foram as pessoas envolvidas, os elementos utilizados, o memorial descritivo daquele projeto. Isso simplesmente faz com que eu não queira ver aquele projeto, porque não dá para saber de onde ele veio nem para onde ele vai. Quem foram os arquitetos(as) que projetaram? Como foi feito esse projeto? Essas informações são fundamentais para o entendimento de qualquer projeto.

HAY por Emanuele Cecini

Eis um bom exemplo de um portfólio online. Créditos da imagem: Emanuele Cecini

#5: Escolha como expor

Agora que você já sabe como proceder para criar um ótimo portfólio, você precisa escolher qual ferramenta você irá utilizar na criação do seu portfólio. Hoje em dia existem diversos sites que oferecem a opção de se criar um portfólio online, como o Wix, por exemplo. Ainda existem outras opções, como por exemplo, o issuu, que hospeda arquivos .PDF online e o Behance que hospeda imagens, vídeos e PDF’s. Se você procura algo mais completo, você pode também utilizar o Wordpress, que oferece uma gama de opções, plugins (que são ferramentas adicionais ao site) e temas de forma gratuita. 🙂

Como-Transformar-Um-Template-do-Wix-Em-Um-Site-Personalizado-03

Exemplos de sites criados com o Wix.

Exemplo de site criado com o Wordpress.

Exemplo de site criado com o Wordpress.

O Issuu também é uma ótima plataforma para hospedagem de portfólios em PDF.

O Issuu também é uma ótima plataforma para hospedagem de portfólios em PDF.

 

Bem galera, eu espero que essas dicas ajudem vocês na hora de criar um portfólio online! Eu ainda não criei o meu site com o meu portfólio, na verdade eu ainda não criei nem o meu portfólio em PDF porque simplesmente eu não creio que ainda seja a hora. Eu vou esperar talvez mais um período ou dois para começar de verdade a fazer o meu portfólio. E é claro que quando isso acontecer eu vou compartilhar com vocês aqui como que eu fiz cada parte do meu portfólio! 🙂

E falando em compartilhar, eu lancei hoje um novo vídeo no canal, em uma playlist sobre perguntas e respostas. Se você que já fez alguma pergunta aqui no site está pensando se eu estou respondendo essas perguntas, a resposta é: sim, eu estou! Toda semana eu recebo novas perguntinhas no meu email de vocês e eu sempre respondo! Só que agora eu estou selecionando algumas perguntas que eu sei que muitos de vocês tem dúvida para responder em vídeo, lá no canal! Então continuem mandando perguntas, dúvidas, sugestões através do formulário aqui do lado do blog que muita coisa boa pode vir por aí! 😀

 


E lembrando, é claro, que se você gostou desse post, clica em gostei aqui embaixo ou compartilha nas redes sociais clicando nos botões aqui do lado! 🙂

É isso! Um grande abraço,

Marina 🙂

 

302Shares

Fique por dentro dos novos posts!

Prometo não fazer spam (nem tempo eu tenho para fazer isso).

Já deu uma olhada nesses posts?

6 comentários

Neila Soares de Sousa 11 de abril de 2016 - 19:19

Olá Marina!
Estou para entrar em contato contigo há um tempo….
Minha filha faz arquitetura na FAU e falou de você. ..
Entre em contato assim que for possível.
Obrigada.
Neila Soares 21 998561383

Reply
Marina Araújo 2 de maio de 2016 - 01:08

Oi Neila! Tudo bem?!
Quem é a sua filha? Já consegui contato com ela? rs
Qualquer coisa me envia um email: mar_alves7@hotmail.com.
Bjuss,
Marina 🙂

Reply
Claudia 16 de maio de 2016 - 22:41

Oi Marina, achei teu site lindo, você já sacava de webdesign ou aprendeu na faculdade? Parabéns pelo teu trabalho, amei as dicas dos livros. Sucesso! Um abraço.

Reply
Marina Araújo 19 de maio de 2016 - 00:34

Oi Cláudia! Então, antes de entrar na faculdade eu fiz um curso técnico de informática e me especializei na área de web design! Venho trabalhando na área desde então.
Obrigada por acompanhar o meu trabalho!
Bjuss
Marina

Reply
Diego 26 de outubro de 2016 - 21:00

Oi Marina! Será que você pode compartilhar com a gente qual foi o curso de Web design que vc fez antes da faculdade? Vale a pena fazer esse curso durante ou após a graduação de arquitetura?

Reply
Marina Araújo 2 de novembro de 2016 - 13:33

Oi Diego! Tudo bem?! O que eu fiz na verdade foi um curso técnico de 3 anos no período do ensino médio. Nos dois primeiros anos eu estudei programação e no terceiro eu estudei programação voltada para a área de Web Design. Muito do que eu sei hoje eu dia eu aprendi na prática com muita dedicação, estudo e principalmente experiência de ter que aprender a lidar com diversos tipos de clientes. Mas o técnico me deu uma base muito boa.
Acho que se você tem interesse na área vale sim a pena fazer um curso técnico ou mesmo um curso voltado apenas para a área de Web Design. Eu sei que o senac oferece um curso de 1 ano voltado somente para Web Design. Se você pesquisar um pouco vai encontrar mais cursos voltados para essa área.
Espero ter te ajudado.
Abs!
Marina 🙂

Reply

Deixe um comentario