Artistas Convidados

Entrevista especial com o Artista João Bragato

16 de Abril de 2015

Hoje eu vou compartilhar com vocês uma entrevista muito especial. Ela está bastante relacionada com a questão da Arte, demonstrando como esta possui uma ligação íntima com a Arquitetura e como essa ligação é visível em outros meios de representação gráfica. João Bragato  é um ilustrador que eu descobri há algum tempo no facebook. Eu ainda lembro da primeira vez que eu vi o trabalho dele e na mesma hora pensei: ” Esse cara é fantástico! O trabalho que ele faz é impressionante e o melhor: Ele é um artista brasileiro!”. A partir daí eu comecei a acompanhar de perto o trabalho dele. Certo dia eu vi um vídeo que ele postou mostrando o processo de criação no photoshop de uma de suas ilustrações e fiquei simplesmente encantada com a forma de como ele fazia aquilo tudo no photoshop, utilizando basicamente a ferramenta pincel. A partir daí eu pensei em convidar ele para uma entrevista aqui no site, que de muito bom grado ele aceitou. Então hoje, eu estou feliz em apresentar para vocês esse talentoso artista: João Bragato!

João Paulo Bragato Ilustração

Crédito: João Paulo Bragato

 

1. Primeiramente, conte-nos um pouco sobre você:

Olá, meu nome é João Paulo Bragato, tenho 17 anos, sou estudante do ensino médio , trabalho como ilustrador em uma agência de comunicação visual daqui da minha cidade (Paranavaí-PR) e amo desenho desde os 6 anos de idade.

2. Como você descreveria o seu trabalho com ilustrações?
Eu sempre vou achar meu trabalho com ilustração um meio de me distrair e me expressar, demorei um pouco pra padronizar meu traço e meu objetivo, mas descreveria assim: Um trabalho que tem o objetivo de transmitir um sentimento ou inspiração através do momento que esta acontecendo ou/e pela harmonia de cores e design das formas.

João Paulo Bragato Ilustração

Crédito: João Paulo Bragato

 

3. Quais os programas que você usa para a criação das ilustrações?
Eu uso somente o Photoshop CS6 para desenho e pintura. O que me perguntam bastante é qual mesa gráfica que uso pra fazer: é uma Intuos pro Large.

João Paulo Bragato Ilustração

Crédito: João Paulo Bragato

4. Teria como você nos mostrar algum trabalho recente?
Algumas das minhas ilustras que tenho um carinho muito grande: A primeira retrata a paz e uma parte de uma história que ainda vou publicar! A segunda um sentimento de vitória, vida e energia na qual eu tive a ideia de colocar um para-raio na ponta do guarda chuva. O terceiro transmite um ar sentimental e me parece que ele vai encontrar alguém…Já a quarta ilustração fiz especialmente para o dia 15 de abril, dia dos desenhistas, tentei inspirar e passar algo de alguma forma pra quem vê. Todos tem uma ambientação muito boa na minha opinião, o momento, iluminação, sombras, luzes, cores e a sensação sincronizados com a harmonia do cenário.

João Paulo Bragato Ilustração

Crédito: João Paulo Bragato

 

João Paulo Bragato Ilustração

Crédito: João Paulo Bragato

 

João Paulo Bragato Ilustração

Crédito: João Paulo Bragato

 

5. Agora falando um pouco sobre o projeto que você lançou na sua página: Você pretende lançar uma ilustração para cada dia do ano? Porque você escolheu um robô como personagem principal das ilustrações?
Sim, o projeto em si é fazer uma ilustração por dia, visando melhorar meu desempenho e a dinâmica da minha página, o que praticamente fez dobrar o número de fãs em um mês. Tirando que minha técnica melhorou também, hoje pinto sem fazer lineart e faço muito mais rápido.
Eu sempre desenhei robôs e tenho histórias na minha cabeça, acho mais fácil reproduzir elas com desenho do que escrever. Esses momentos ficam registrados e posso ver tudo que produzi depois. Para mim os robôs do meu mundo não tem apenas inteligência artificial, mas sentimentos também.

6. O que me chamou bastante atenção nas suas ilustrações que é você utiliza um robô nas suas ilustrações. Mas o robô em si não é a ilustração, mas a composição dela como um todo é que transmite a mensagem daquela determinada imagem. Como você visualiza a relação do personagem com o cenário e a arquitetura (o que muitas vezes é representado pela cidade)?
Muitas vezes as pessoas acham que a figura central da minha arte é o robô, mas não, eu me dedico muito no cenário pra que a sensação seja passada pra quem vê, a relação do personagem com o cenário seria a maneira que ele se adapta e o ambiente da história, e a perspectiva que prezo muito (muito usada no estudo da arquitetura).

João Paulo Bragato Ilustração

Crédito: João Paulo Bragato

 

7. Quais são as suas influências?
O que mais me influência é minha vontade de realizar meu sonho de ser um ilustrador conhecido e reconhecido por meu trabalho. Dois artistas me motivam e passam muita inspiração são os mestres Goro fujita e Pascal Campion.

8. Acho que todo mundo aqui está curioso para ver como funciona o processo de criação da sua arte. Você teria algum vídeo mostrando um making-of de criação no photoshop?
Tenho sim, duas speedarts, mas acredito que essa mostre melhor como faço:

9. Quais as suas considerações finais sobre o seu trabalho e o que você tem a dizer para as pessoas que estão começando agora a mexer nos programas de representação gráfica?
Muita gente me pergunta como penso nos momentos e de onde vem a criatividade, o meu segredo é pensar que não se precisa estar inspirado, tem que pensar em inspirar as pessoas através da sua criação, sempre procurar criar e passar alguma mensagem, e para quem está começando o importante é sempre praticar, como faço, desenhar todos os dias e ter força de vontade pra ver aqueles vídeos de tutorias de como mexer e determinado programa, acho que basicamente é isso.
Queria agradecer ao convite, sempre quis falar um pouco sobre minha arte, espero que gostem do conteúdo, até mais e fiquem na PAZ.

Link da minha página no facebook: https://www.facebook.com/Bragatoilustra

 

E vocês, gostaram do incrível trabalho do Bragato?  Não é impressionante que ele só tenha 17 anos e já possua todo esse talento? E viram as dicas que ele deu? O segredo é praticar! Então você que acha que não sabe desenhar, aí vai a receita do bolo: Prática. Quanto mais se pratica mais se aprende e mais se adquire experiência. Isso vale para o desenho à mão, para os programas e para a vida!

Então é isso pessoal! Estou super feliz de compartilhar com vocês essa entrevista e espero que com isso vocês vejam que a Arte e o Design possui um vínculo real com a Arquitetura. O que eu tenho percebido nos últimos tempos é que muitos estudantes de Arquitetura não conseguem enxergar uma relação entre esses três campos, o que eu realmente acho impossível de não se ver. E nós só vamos para frente quando abrimos nossa visão para outros horizontes. Saber ver os aspectos Arquitetônicos em uma Ilustração é saber ler Arquitetura fora da área de conforto com a qual estamos acostumados.

E como eu sempre falo: A ARQUITETURA É UMA ARTE! Portanto, viva a Arquitetura, viva a Arte!

Não esquecendo que se você gostou dessa entrevista com o João Bragato, é só clicar no botão de curtir aqui embaixo! Você pode ajudar a divulgar também o talento dele compartilhando nas redes sociais!

É isso pessoal 😀

Abs e até a próxima!

Marina 🙂


You Might Also Like...

3 Comments

  • Reply
    rubens
    16 de Abril de 2015 at 20:30

    Esse é meu sobrinho J. Bragato. Meu geniosinho predileto. Suce$$o e que Deus te ilumine em todos os lances de sua trajetória filhote…..Deus te abençôe!!

  • Reply
    eebest8 fiverr
    17 de agosto de 2015 at 20:48

    Exceptional content. I was evaluating continuously this blog website and I am thrilled! Extremely of use info particularly the previous section.

    • Reply
      Marina Araújo
      18 de agosto de 2015 at 22:51

      Thank you. Enjoy!
      Marina

Leave a Reply