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Guia prático para quem está iniciando no V-ray

por Marina Araújo

Eu acho que eu já havia comentado com uma das seguidoras aqui do blog que eu estava aprendendo um pouco mais sobre o V-ray nos últimos meses. Então para quem não sabe, eu venho estudando ao poucos o V-ray, como ele funciona, o que fazer e o que não fazer, como funciona a luz, sombra e materiais. Eu devo confessar para vocês que essa é a jornada mais longa que eu já fiz com um programa. Eu acho que eu tenho um pouco de facilidade em aprender os programas, mas até agora eu me considero uma iniciante no V-ray. Isso porque não basta você pegar uma configuração e jogar no seu cenário. Você precisa entender do que se trata cada elemento das configurações do V-ray.

Pois bem, eu utilizo o V-ray no Sketchup e no 3DS Max. Eu não sei porque eu considero o V-ray no 3DS mais fácil do que no sketchup. Deve ser porque eu passei mais tempo aprendendo o 3DS Max do que o Sketchup. Então eu sempre vou para o que eu tenho mais dificuldades, que nesse caso é o V-ray para o Sketchup!

Apesar de diferentes, o significado das configurações se aplicam para ambos na maioria dos casos. Sendo assim, hoje eu vou compartilhar com vocês algumas coisas que eu notei estudando o V-ray. Se você está começando ou quer começar a trabalhar com esse programa, dá só uma olhada nesses tópicos:

1. Três coisas são importantes para que você tenha um bom resultado: você precisa pensar nos materiais, na luz e nas sombras. O que acontece: se você usa os materiais dados pelo sketchup, esses materiais não vão estar configurados, portanto você não vai conseguir obter nenhum efeito de textura nele (como madeira, pedra, concreto, etc). Se você não configurar a luz, é claro que o seu render vai ficar totalmente escuro. O v-ray te dá a opção de utilizar a luz natural do sol ou luzes artificiais. É comum a utilização dos dois tipos de luzes ao mesmo tempo, tanto natural quanto artificial. E por último mas não menos importante, a sombra deve ser configurada corretamente. Isso porque se você não configura, ela pode ficar super escura e não-real. Então não esqueça: sempre configurar a sombra.

Crédito da imagem: chaosgroup.com

Crédito da imagem: chaosgroup.com

2. Já que falamos se sombra, nas configurações do V-ray e em qualquer tutorial que você acha na internet, você vai ver algo relacionado às subdivs do V-ray. O que acontece: quanto mais subdivisões você colocar, mais a imagem irá demorar a renderizar. Então se você está começando agora, coloque poucas subdivs. Senão você vai demorar horas para fazer o seu primeiro teste de renderização.

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Crédito da imagem: chaosgroup.com

3. Se você está começando a testar o V-ray agora, aí segue uma dica importante: Diminua o tamanho da sua imagem! Eu quando comecei passei horas esperando porque eu queria ver a imagem em alta resolução. Não faça isso! Deixe para colocar uma alta resolução quando você já tiver feito vários testes e tem certeza que está na hora de fazer o render final.

Crédito da imagem: Marina Araújo

Crédito da imagem: Marina Araújo

4. Preste atenção ao tamanho das suas texturas: Se você fez o download de uma textura de 3 Mb e usa em um objeto muito pequeno, você vai pesar o seu render desnecessariamente. Seja esperto e redimensione o tamanho das texturas de acordo com a distância da câmera e do tamanho do objeto.

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Crédito da imagem: www.ronenbekerman.com

5. Sempre, SEMPRE salve o seu Irradiance Map. Por uma simples razão: o save simplesmente acelera o seu render. Se você não vai ficar modificando a iluminação, o ganho é significativo. Isso porque se você não salva, toda vez que você renderizar o computador vai ter que configurar novamente a cena.

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Crédito da imagem: Marina Araújo

6. Antes de você ativar todas as sombras, teste primeiro a cena sem os materiais ( na opção de global switches). Assim você pode fazer primeiro um teste para ver se todos os objetos estão modelados corretamente.

Fonte da imagem: cgsociety.org

Fonte da imagem: cgsociety.org

7. Cuidado na hora de colocar as luzes: muitas luzes podem travar completamente o seu render! E sabe o que ajuda muito na hora de renderizar? Testar o render em apenas uma área da sua cena. Assim você pode configurar a cena focando em apenas uma parte dela. Depois é claro, você pode renderizar a imagem por completo.

Crédito: keunhyuck choi on Youtube

Crédito: keunhyuck choi on Youtube

8. Tente não exagerar nos níveis de transparência/reflexão. Use 2 ou 3 no máximo. Isso você pode configurar indo em Render Options -> Global Switches.

9. Estude a função de cada opção no V-ray. Você pode começar a fazer isso lendo o próximo tópico, onde eu mostro para vocês uma página que explica o que equivale cada configuraçãodo V-ray!

10. Agora que você resolveu continuar lendo esse post, copia e cola para você essa lista produzida pelo Saulo Lisias que mostra para que serve cada opção do V-ray e seja feliz! 🙂

Última cena que eu renderizei no 3DS Max. Estudei essa cena fazendo o curso do lynda.com! :)

Última cena que eu renderizei no 3DS Max. Estudei essa cena fazendo o curso de 3DS Max do lynda.com! 🙂

Bem pessoas, é isso! Eu espero que vocês tenham gostado desse mini guia e que vocês possam conseguir atingir todos os objetivos de vocês!

Lembrando que para quem ainda não sabe, já foi lançado no canal o primeiro vídeo sobre o que está por vir! Dá só uma olhada:


[embedyt]http://www.youtube.com/watch?v=D47N3jNlY3I[/embedyt]

Se você quiser demostrar o seu apoio à esse projeto, clica aqui e se inscreve no canal para ficar por dentro das novidades! Conto com todos vocês!

E se você gostou desse post, é só clicar no botão de curtir aqui embaixo! 🙂

Abraços e até a próxima!
Marina 🙂

 

 

 

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13 comentários

Luciana 26 de novembro de 2015 - 05:21

Menina! Você é muito boa e precisa em seus posts. Estou dando uma sacada no seu blog e com certeza vou utilizá-lo pra aprender coisinhas! E, poxa, você é incrível em seus estudos gráficos. Parabéns e sucesso! 🙂

Reply
Marina Araújo 27 de novembro de 2015 - 23:33

Obrigada Luciana! Ainda tenho muito para aprender, mas o que eu sei eu compartilho com vocês aqui no blog! Bjss, Marina. 🙂

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Elvis Mesquita 8 de dezembro de 2015 - 22:46

Adorei o site.

Vc usa ou já usou o Kerkythea?
Eu uso e acho bem mais fácil do que o V-Ray. o que achas dele?
BJS

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Julio 13 de maio de 2016 - 19:38

Adoro comer coxinha com sketchup

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Marina Araújo 19 de maio de 2016 - 00:36

Hãm? kkkkkk

Reply
Bruna 3 de junho de 2016 - 18:29

Adoro o blog Marina! Postagens interessantes e muito úteis! Sou bem iniciante no V-ray e gostaria de saber algumas configurações básicas e importantes que aumentam a qualidade do render e podem ser usados em quase todos os projetos externos… Quem sabe não seria interessante um tópico sobre? Beijos!

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Marina Araújo 4 de junho de 2016 - 14:31

Oi Bruna! Obrigada por acompanhar o meu blog! Esse sem dúvida é um ótimo tema a ser discutido e que provavelmente eu trarei muito em breve aqui no blog!
Obrigada mais uma vez!
Bjuss,
Marina

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Tauari 6 de junho de 2016 - 22:15

Excelente trabalho, muito bom, estou gostando bastante de ler seus posts, tirando bastante dúvidas. Obrigado pelas dicas.
Valew. Parabéns.

Reply
Marina Araújo 7 de junho de 2016 - 22:14

De nada Tauri!
Abraços!
Marina 🙂

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Desireé 5 de outubro de 2016 - 02:04

Oi marina, ce tira uma dúvida minha? como eu faço esse render de uma parte da cena apenas? tá disponível para o sketch?

(:

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Marina Araújo 7 de outubro de 2016 - 02:11

A qual cena você se refere?
Abs,

Marina

Reply
Isabel Gadelha 23 de dezembro de 2016 - 16:32

Gostei muito do site, mexo com vray no sketchup, mas ainda tenho uma dúvida, o Vray é um pluguing ou programa?

Reply
Marina Araújo 27 de dezembro de 2016 - 00:38

Acredito que seja plugin porque ele funciona somente quanto instalado com um programa (como o sketchup, por exemplo). Diferente de um programa, que pode ser executado independentemente.
Abs!
Marina 🙂

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