Making Of Passo-a-passo Tutoriais

Tutorial de implantação – Sketchup + Photoshop

15 de Abril de 2015

Oi gente! Tudo bem?! Hoje eu venho compartilhar com vocês um tutorial de implantação. Eu fiz uma imagem bem simples, destacando os principais elementos e como você podem criá-los no photoshop, em uma pós-produção. A ideia é que esse tutorial ajude  vocês a criarem a representação gráfica da implantação do projeto na qual vocês estão trabalhando de uma maneira simples e objetiva.

Então vamos lá:

1. Eu comecei fazendo a implantação no sketchup. O que eu fiz: Importei uma imagem da localização pelo Google Earth, coloquei na escala e a partir daí comecei a modelar os edifícios e a rua. Para a altura do edifício, eu passei o mouse em cima de cada edificação no Google Earth. Na barra inferior aparece a altura de cada edifício. Então eu apenas apliquei essa altura nos edifícios do sketchup. Ativei a opção de sombra (View -> Shadows).

01

2. Agora eu abri a janela de Styles (Window -> Styles) e escolhi a opção Sketchy Edges -> Pen Wavy. No Sketchup existem vários estilos de desenho, você pode escolher a que melhor se adéqua ao seu projeto.

02

3. Apliquei as cores que eu queria que a imagem final tivesse. Porque se eu fosse deixar para aplicar tudo no photoshop, eu teria um problema com as sombras, porque eu praticamente teria que refazê-las. Além disso, é bom você exportar com alguma cor para você não se perder quando abrir a imagem no photoshop (principalmente se a sua implantação tiver muitos elementos). Para que as cores aparecessem, eu tive que ir na janela do Style e ativar o modo com cores e sombras. Essas opções estão localizadas na aba Edit do estilo.

03

4. Para trabalhar com a vista superior, eu selecionei a vista paralela indo em Camera -> Parallel Projection.

04

5. Exportei a minha imagem como .JPG e abri no photoshop. Agora a diversão começa:

05

NO PHOTOSHOP:

6. A primeira coisa que eu fiz foi adicionar as árvores, já que eu sabia que essa seria a parte mais trabalhosa. Eu criei 3 grupos: Um para as árvores “mais claras”, que foram aquelas que eu apliquei bastante transparência, outra para as árvores amarelas e outra para as árvores escuras, quase sem transparência. Para criar essas árvores, eu pesquisei no google images “tree top view png”. Encontrei a imagem perfeita e abri no photoshop. Eu alterei um pouco a cor dela e apliquei uma sombra, clicando com o botão direito em cima da camada -> Blending Options -> Inner Shadow, que me dá a opção de inserir uma sombra dentro da minha camada. Para as árvores amarelas eu fiz a mesma coisa, só que eu adicionei uma textura indo em Pattern Overlay. Dica: Eu tenho várias texturas no meu photoshop, isso sempre me ajuda na hora de fazer alguma imagem. Então, baixe texturas, na internet você encontra isso facilmente.

06

7. Agora que eu terminei de fazer as árvores, eu comecei a trabalhar no meu terreno. Eu trabalhei com 3 elementos: Sombra interna, Textura e Gradiente, todos encontrados no Blending Options. Eu dupliquei a camada do terreno (toda a área verde) e apliquei uma sombra interna.

07

8. Dupliquei novamente a camada do terreno, mas dessa vez somente uma parte dela. Apliquei uma cor branca indo em Blending Options -> Color Overlay.

08

9. Dupliquei a camada branca e por cima dela apliquei na camada duplicada uma textura.

09

10. Dupliquei mais uma vez a camada branca e apliquei um efeito de gradiente, indo em Blending Options -> Gradient overlay. Pronto, a área secundária da minha implantação está pronta. Agora eu vou começar a trabalhar na área que realmente me interessa.

10

11. Comecei selecionando com a varinha mágica as áreas que eu queria que tivessem textura e fui duplicando em várias camadas. Para cada camada eu iria aplicar uma textura diferente. Comecei pelas camadas principais:

11

12. Para a minha área central, eu quis aplicar um tom diferente do verde. Então eu selecionei com a varinha mágica somente essa parte e apliquei uma sombra interna na camada. Selecionei o modo Multiply na camada.

12

13. Agora eu foquei nas áreas menores. Apliquei novas texturas nessas áreas:

13

14. Para finalizar, eu criei a água. Para a água eu procurei no google images uma textura de água, diminuí bastante ela para ficar na escala e com a varinha mágica selecionei todas as áreas em azul na minha implantação. Criei uma nova camada dessa seleção e apliquei a minha textura.

14

15. Com isso, eu já tive a minha imagem final:

15b

16. Mas como eu gosto de me divertir com as imagens que eu crio no photoshop, eu acessei um site muito legal de aplicar efeitos em imagens, o www.befunky.com e apliquei um efeito na minha imagem final. Fiz isso só por diversão mesmo! 🙂

15_efeito

Então é isso gente! Eu realmente espero que esse tutorial tenha ajudado vocês a criarem suas próprias imagens no photoshop. Lembrando que se você tiver alguma dúvida, é só me perguntar utilizando o campo de comentários aqui embaixo.

E se você gostou desse tutorial, é só clicar no botão de curtir aqui embaixo! 😀

Abs!

Marina 🙂


14 Comments

  • Reply
    julio
    30 de Maio de 2015 at 15:38

    Vc poderia fazer um tutorial de como trabalhar com camadas e máscaras no Photoshop?

    • Reply
      Marina Araújo
      31 de Maio de 2015 at 20:06

      Posso sim Julio! Anotado aqui! Abs, Marina 🙂

  • Reply
    Matheus Cardoso
    29 de agosto de 2015 at 18:58

    Ótimo tutorial ^^

    • Reply
      Marina Araújo
      29 de agosto de 2015 at 19:44

      Que bom que gostou Matheus!
      Abs!
      Marina

  • Reply
    André
    31 de dezembro de 2015 at 12:43

    Gostaria de saber como eu consigo mudar a fachada de um prédio com pastilhas sobre uma foto, minha dificuldade são as perspectiva, teria um jeito mais fácil de fazer isso. obrigado!!!

    • Reply
      Marina Araújo
      27 de Janeiro de 2016 at 14:43

      Oi André! No photoshop vc te a opção de trabalhar com perspectivas, basicamente vc pode colocar qualquer imagem em perspectiva. No seu caso eu pegaria um módulo da pastilha e duplicaria ela, para depois colocar em perspectiva. No photoshop, vc pode acessar essa opção indo em image -> transforme -> perspective. Espero ter te ajudado! Abs!

  • Reply
    Kaic Silva
    12 de Janeiro de 2016 at 14:47

    Marina, como eu coloco na escala depois de importar os dados do Google Earth? Desde já agradeço. Abraços.

    • Reply
      Marina Araújo
      27 de Janeiro de 2016 at 14:41

      Bem, existe um macete que eu faço que normalmente dá certo comigo. Eu ativo a régua do photoshop (crtl + r) e aí vejo uma medida e transformo essa medida para centímetros. Por exemplo, se eu tenho um vão de 10 metros na escala 1:250, eu vejo no escalímetro quantos centímetros correspondem àquela medida. Aí por exemplo, se em cm isso dá vamos dizer 2,8 cm, eu redimensiono aquele vão para caber em 2,8 cm, com a ajuda da régua que aparece no photoshop. Normalmente eu coloco duas linhas guias marcando 2,8 cm e aí eu redimensiono. Assim fica mais fácil. Nesse caso vc pode pegar uma medida de um edifício no google earth e colocar na escala. Espero ter te ajudado! Bjus :)

  • Reply
    Yohanna
    28 de junho de 2016 at 23:18

    Adorei, mas prefiro quando você faz com vídeos haha Beijo!

    • Reply
      Marina Araújo
      5 de julho de 2016 at 19:47

      Vídeos novos virão muito em breve! Hahaa

      Bjuss,

      Marina

  • Reply
    Yohanna
    3 de julho de 2016 at 23:51

    Marina, como você exportou o mapa? Quando eu tento só consigo o mapa em satélite, que aparece tudo e tal. Não vem só o mapa “limpo e seco” como da sua foto. Não sei se consegui esclarecer bem rs

    • Reply
      Marina Araújo
      5 de julho de 2016 at 19:49

      Oi Yohanna!
      Nesse caso eu tinha o mapa com as edificações em 3d, o modelo mesmo. Se for para trabalhar com ele limpo, o ideal é que você tenha a planta cadastral! Porque aí você pode colocar só os lotes e trabalhar com eles no photoshop.

      Abs!

      Marina

  • Reply
    Fernanda
    26 de julho de 2016 at 23:23

    Olá Marina,
    Primeiramente gostaria de agradece-la pela disponibilidade destes materiais e tutoriais gratuitamente. Seu site é maravilhoso!
    Estou estudando maneiras de melhorar a representação gráfica das implantações e adorei seu tutorial. Gostaria de saber se poderia fazer outra implantação de modo mais artístico, como os exemplos do canal Merpixel, que infelizmente é pago.
    Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=NwqKeXHrnNQ
    Abraço

Leave a Reply