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Guia prático de como trabalhar com materiais no V-ray

por Marina Araújo

Oi pessoas! Tudo bem com vocês?! Bem, agora que o nosso maravilhoso feriado acabou, está na hora de voltar à ativa e começar a aprender de verdade a usar o V-ray para o Sketchup. Hoje eu vou compartilhar com vocês algumas configurações de materiais a serem utilizadas no V-ray. Então se você está um pouco perdido sobre como trabalhar com materiais ou simplesmente quer aprender melhor como fazer isto, esse post é para você! Lembrando que eu já lancei aqui no blog um guia prático para quem está iniciando no V-ray, então se você ainda não deu uma lida, corre lá e dá uma olhada!

Pois bem, indo ao que interessa, abaixo eu compartilho com vocês 26 configurações de materiais para se trabalhar no V-ray para Sketchup:

Alvenaria pintada

Acabamento: Parede de alvenaria, massa acrílica, brilhante. Para o Difuse Map, utilizar duas cores (uma para a cor base e outra com um tom mais escuro). Utilizar size 0,015. No Reflection Map, utilizar Glossiness e Text Fresmel 0,5 e 0,5. Caso a pintura for fosca ou brilhante, ajustar os valores do Glossiness.

 

Alvenaria pintada com textura

Acabamento: Parede de alvenaria, reboco, pintura texturizada ou chapisco. Difuse Map: Carregar o Bitmap com a textura desejada, dimensionada para o tamanho do objeto. No Reflection Map utilizar o Text Fresnel e o Glossiness com 0,4. No Bump Map carregar o Bump da textura desejada e utilizar 10 de intensidade.

PS: Para fazer o Bump, basta editar a textura e colocá-la em escala de cinza. O ideal é ajustar os níveis no photoshop, mas colocar a imagem em escala de cinza também ajuda.

 

 

Tijolo aparente

Acabamento: Parede de tijolos ou parede que esteja imitando tijolo. Para o Difuse Map, carregar o Bitmap com a textura desejada. No Reflection Map utilizar Text Fresnel e Glossiness com 0,5 e 0,6. No Bump Map carregar Bitmap com o Bump da imagem desejada. Colocar intensidade 8.

 

 

Concreto aparente

Acabamento: Forma de madeira para concretagem, secagem do concreto, tirar as formas das paredes e envernizá-las. No Difuse Map carregar o bitmap com a textura desejada. No Reflection Map utilizar no Text Fresnel e no Glossiness 0,5 e 0,6. Carregar o Bitmap no Bump Map e colocar intensidade 10.

 

 

Azulejos

Acabamento: Parede de alvenaria com revestimento e rejunte. Carregar o Bitmap com a textura no Difuse Map. No Reflection Map utilizar para o Text Fresnel e o Glossiness 0,8 e 0,7. No Bump Map carregar o Bitmap com a texura desejada e colocar intensidade 10.

 

 

Madeira de demolição

Acabamento: Revestimento de madeira. Carregar o bitmap com a textura desejada no Difuse Map. No Reflection Map utilizar Text Fresnel e Glossiness com 0,6. No Bump Map carregar o Bump da textura desejada. Colocar intensidade 5. Para criar um piso de madeira, tirar o Bump.

 

 

Porcelanatos

Acabamento: Laje, contra piso, revestimento. Carregar o bitmap com a textura desejada no Difuse Map. No Reflection Map utilizar Text Fresnel e Glossiness com 0,7 e 0,9.  Para porcelanato fosco, mudar os valores para 0.7 e 0.3

 

Piso de área externa (blokrete, drenante, ladrilho hidráulico, etc)

Acabamento: Terra, areia e piso assentado.  Carregar o bitmap com a textura desejada no Difuse Map. No Reflection Map utilizar Text Fresnel e Glossiness com 0,5. No Bump Map carregar o bump com a textura desejada. Utilizar intensidade 4.

 

 

Asfalto

Acabamento: Pedras, pó de pedra, concreto asfáltico, terra compactada. Carregar o bitmap com a textura desejada no Difuse Map. No Reflection Map utilizar Text Fresnel e Glossiness com 0,4 e 0,5. Carregar o Bitmap no Bump Map com a textura desejada. Colocar intensidade 5.

 

 

Grama

Acabamento: terra e grama. Carregar o bitmap com a textura desejada no Difuse Map. Carregar o Bitmap no Bump Map com a textura desejada. Colocar intensidade 5.

 

Tapete peludo

Acabamento: terra e grama. Carregar o bitmap com a textura desejada no Difuse Map. Carregar o Bitmap no Bump Map com a textura desejada. Colocar intensidade 3.

 

 

Tecidos

Acabamento: terra e grama. Carregar o bitmap com a textura desejada no Difuse Map. Carregar o bitmap com a textura desejada no Difuse Map. No Reflection Map utilizar Text Fresnel e Glossiness com 0,7 e 0,9.  Carregar o Bitmap no Bump Map com a textura desejada. Colocar intensidade 0,5. Ajustar os valores do Reflection e do Bump de acordo com o tipo de tecido.

 

 

Vidro

No Difuse, colocar a cor do vidro sem textura. No Transparency ir em Map e colocar o Text Color branco transparente e preto opaco. Ajustar as cores de acordo com a necessidade. No Reflection Map utilizar no Text Fresnel e no Glossiness 1,0. Para o vidro jateado, adicionar Refraction com Glossiness 0,5.

 

NESSE POST você pode ver como são os ajustes para o vidro no V-ray!

 

Acrílico

No Difuse, colocar a cor do acrílico sem textura. No Transparency ir em Map e colocar o Text Color branco transparente e preto opaco. Ajustar as cores de acordo com a necessidade. No Reflection Map utilizar no Text Fresnel e no Glossiness 0,8 e 0,9. No Refraction ir em Glossiness e colocar 1,0.

 

 

Água parada

No Difuse, colocar cor preta sem mapa. No Transparency ir em Map e colocar o Text Color branco transparente e preto opaco. Ajustar as cores de acordo com a necessidade. No Reflection Map utilizar no Text Fresnel e no Glossiness 1,0.

 

Água em movimento

No Difuse, colocar cor preta sem mapa. No Transparency ir em Map e colocar o Text Color branco transparente e preto opaco. Ajustar as cores de acordo com a necessidade. No Reflection Map utilizar no Text Fresnel e no Glossiness 1,0. No Bump Map ir em Text Noise e utilizar das cores, preto e branco. Colocar Size 10 e intensidade 14.

 

 

Marmores e granitos

Carregar o bitmap com a textura desejada no Difuse Map. Carregar o bitmap com a textura desejada no Difuse Map. No Reflection Map utilizar Text Fresnel e Glossiness com 0,7 e 0,9. Se a pedra tiver textura / relevo, utilizar o Bump Map. Se ela for fosca, mudar o valor do Glossiness.

 

 

Espelho

Utilizar qualquer cor no Difuse. Não colocar mapa no Reflection. No Glossness utilizar 1,0 e 1,0.

 

 

Plastico

No Difuse, colocar do plástico sem mapa. No Reflection Map utilizar no Text Fresnel e no Glossiness 0,8 e 0,7. Para plástico fosco, mudar glossiness para 0.5.

 

 

Laca

No Difuse, colocar cor da laca sem mapa.  No Reflection Map utilizar no Text Fresnel e no Glossiness 0,5 e 0,9. Para fazer fosca, mudar glossiness para 0.5.

 

 

Louça

No Difuse, colocar cor da louça sem mapa.  No Reflection Map utilizar no Text Fresnel e no Glossiness 0,6 e 0,9.

 

Metal espelhado

No Difuse, colocar qualquer cor.  No Reflection Map utilizar no Text Fresnel e no Glossiness 1,0 e 0,9. Para mudar a cor, mudar a cor do Difuse para diferentes tons de cinza. Para fazer cobre, mudar a cor do Reflection e do Difuse para laranja e ajustar de acordo com a cor do cobre.

 

 

Metal colorido

No Difuse, colocar cor do metal sem mapa.  No Reflection Map utilizar no Text Fresnel e no Glossiness 0.5 e 1.0. Para fazer fosco, mudar glossiness para 0.8 e 0.5

 

 

Metal escovado

No Difuse Map, carregar o Bitmap da textura do inox.  No Reflection Map utilizar no Text Fresnel e no Glossiness 0.9 e 0.8.

 

 

Grades

No Difuse Map, carregar o Bitmap da textura da grade, sem fundo (em png). No Transparency ir em Map e colocar o Text Color branco. MAPS Background: Map: Bitmap com o Alfa (branco = vazado).

 

 

Vegetação

No Difuse Map, carregar o Bitmap da textura da folha, sem fundo (em png). Transparency Map colocar Bitmap com o Alfa (branco = vazado). No Map ir em Background: Map ->  Bitmap com o Alfa (branco = vazado).

 

PS. Este post foi atualizado em 6 de outubro de 2016. Todas as suas imagens foram feitas pela administradora deste blog e todas as configurações aqui descritas foram testadas pela mesma no V-ray antes que pudessem ser publicadas neste post.

 

E então, o que acharam dessa lista de configurações para materiais no V-ray? Se você gostou clica aqui em baixo em curtir que eu vou fazer mais posts de guias práticos aqui no blog! Lembrando como sempre que se você é novo por aqui, fique à vontade para dar uma olhada nos outros tutoriais aqui no blog e não esquece de dar uma passadinha lá no canal para conferir também os vídeos novos que estão rolando por lá!

É isso pessoal! Eu espero que vocês tenham gostado!

Abraços e até a próxima!

Marina 🙂

 

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Prometo não fazer spam (nem tempo eu tenho para fazer isso).

Já deu uma olhada nesses posts?

41 comentários

Ênio Alexandre 13 de março de 2016 - 01:10

Excelente post!!!!
Você trabalhou muito para chegar nesse nível de aprendizado.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco!
Ênio Alexandre
Criciuma-Sc

Reply
Marina Araújo 16 de março de 2016 - 23:09

De nada Ênio!
Abraços!
Marina

Reply
Clarissa 22 de maio de 2016 - 00:07

Oi Marina,
cheguei aqui através do link que você colocou no faubonacci.
Nossa! adorei o conteúdo do blog! Vou perder algumas horas por aqui, rsrs!
Parabéns e obrigada por compartilhar com a gente! 🙂

Reply
Marina Araújo 22 de maio de 2016 - 23:41

De nada Clarissa! Seja bem-vinda!
Bjuss,
Marina 🙂

Reply
Mateus 11 de junho de 2016 - 07:26

ola Marina adorei o post, mas essas configurações eu insiro na layer BRDF ou crio layer de reflection e refraction?

Reply
Marina Araújo 14 de junho de 2016 - 16:58

Oi Mateus! Você cria os layers!
Abs!
Marina 🙂

Reply
Juliana 19 de junho de 2016 - 16:17

Marina muito obrigada por compartilhar seu conhecimento! Com certeza você esta ajudando muitas pessoas a conquistar bons resultados.

Muito sucesso pra você!

Reply
Marina Araújo 20 de junho de 2016 - 00:47

De nada Juliana! Obrigada pelo apoio!!
Bjuss
Marina

Reply
Luan Cesar 30 de agosto de 2016 - 20:00

Meu adorei o artigo muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Abraço

Reply
Marina Araújo 31 de agosto de 2016 - 17:19

De nada Luan!
Abs,
Marina

Reply
Iury Chieregatto 1 de setembro de 2016 - 03:53

Adorei o blog. Prático, direto e super didático. Um máximo.
Meus parabéns! 🙂
Um dúvida: como crio as imagens “BUMP” ?
Grande abraço!
😉

Reply
Marina Araújo 2 de setembro de 2016 - 01:53

Valeu Iury!
Para criar as imagens em bump, você só precisa pegar a imagem da textura e tirar a saturação dela, ou seja, deixar ela em preto-e-branco. Você pode fazer isso no photoshop ou em qualquer outro programa de edição de imagens!
Abs,

Marina 🙂

Reply
Joelson 20 de setembro de 2016 - 20:45

Orientacao perfeita, Muito Obrigado Mari

Reply
Bianca 8 de outubro de 2016 - 14:46

Acabei encontrando seu blog quando procurava cursos de Photoshop voltados para arquitetura aqui em Sp, ainda não encontrei, mas achei muito bom seu conteúdo e orientações, tanto para V-ray quanto para Photoshop. Parabéns e obrigada por compartilhar!

Reply
Bruna 10 de novembro de 2016 - 17:10

Maravilhoso este post!!! Parabéns!!! Só uma duvida… quando voce diz “reflection map”, voce criou o layer reflection né? Beijos

Reply
Marina Araújo 11 de novembro de 2016 - 14:50

Sim, sim!!
Abs,
Marina 🙂

Reply
Marina Fernandes 21 de novembro de 2016 - 18:09

Oi xará, que blog incrível. Obrigada pelas dicas, sucesso!!

Reply
Marina Araújo 23 de novembro de 2016 - 11:49

Valeu xará! 😀
Bjuss

Reply
Tabatha 21 de dezembro de 2016 - 00:33

Oi Marina, tudo bem?
Eu não compreendi muito bem a parte da alvenaria pintada.
A parte onde diz colocar uma cor mais escura e outra mais clara.

obrigada

Reply
Marina Araújo 27 de dezembro de 2016 - 00:41

Oi Tabatha! Vc deve colocar no difuse map dois tons (um mais claro e outro mais escuro) caso vc queira colocar duas cores. Se você colocar tudo igual, as cores não serão diferenciadas!
Abs,
Marina 🙂

Reply
Italo 3 de janeiro de 2017 - 11:28

Marina, obrigado por esse post. Mesmo!
Ajudou muito a entender como funciona o Bump.

Uma dúvida: Algumas pessoas indicam o Displacement ao invés do Bump para fazer o gramado. Qual a função do Displacement? No caso da grama ele causa outro efeito ou é apenas questão de gosto?

Mais uma vez obrigado e parabéns pelo site!

Reply
Marina Araújo 24 de janeiro de 2017 - 12:30

Oi Italo!
Na verdade o bump pode ser usado para grama, mas para vc ter o resultado em 3d, dando a ilusão grama com “volume”, só usando o displacement.
Mas isso também depende muito. Usar o displacement em uma textura muito grande para ter o aspecto de grama pode deixar o sketch beem pesado, às vezes é mais fácil colocar o bump e trabalhar as gramas no photoshop (bem, pelo menos eu faço isso, quem tem facilidade com o photoshop vai preferir isso também).
Espero ter te ajudado!
Abs!
Marina

Reply
Giovanne 1 de fevereiro de 2017 - 17:28

Boa tarde! Para melhores resultados, é preferível a situação que a Marina colocou: trabalhar as gramas no photoshop. Porém, se quiser aprofundar, procure sobre “proxy vray sketchup”. Com proxy, você pode trabalhar com centenas, milhares e até mesmo milhões de polígonos em sua cena. Por exemplo, você modela alguns tufos de grama, textura e os deixa agrupado. Após isso, os transforma em proxy, e utiliza em toda sua cena. Para distribuir todo esse modelo em uma superfície, utiliza-se de ferramentas de “scatter”. Não vou me aprofundar no comentário, mas pesquise sobre: “proxy” e “scatter”, e terá mais à respeito. Lembrando que Proxy não seria utilizado somente para grama. Pode ser utilizado para criar um tapete felpudo, por exemplo. Abraços!

Reply
Evelin 14 de janeiro de 2017 - 18:27

adorei as dicas!!! Tentei fazer o tapete aqui mas não consegui 🙁 não ficou bom.. essa intensidade eu coloco no bump né?

Reply
Marina Araújo 24 de janeiro de 2017 - 12:24

Sim, mas vc pode tentar outros valores para chegar ao resultado que você precisa! 🙂
Abs,
Marina

Reply
Livia 26 de janeiro de 2017 - 04:36

Marina, quando voce fala map sao as layers que se pode abrir em cada material? Pq se for, nao to conseguindo achar a opcao de Text Fresnel e Glossiness e nem colocar imagem no Bump Map… To meio perdida, rs

Reply
Marina Araújo 1 de fevereiro de 2017 - 02:24

Eita, não, o map vc encontra clicando no “m” de materiais no V-ray (considerando q vc tem o v-ray instalado no seu sketch). É que assim, existem os materiais do v-ray e os materiais do sketch. Se você quiser renderizar legal, vai ter que criar esses materiais e aplicá-los no objeto, dessa forma ele substitui o material do sketch. Aí funciona. Mas basicamente vc cria eles clicando na aba de materiais do v-ray (o “M”).
Espero ter te ajudado!
Abs,
Marina

Reply
Beatriz Vasconcellos Goulart 30 de janeiro de 2017 - 21:05

Marina, adorei suas informações, tão bom quando encontramos pessoas generosas como vc, que dispões de um tempo precioso para ajudar os outros!!Show!!!

Reply
Marina Araújo 1 de fevereiro de 2017 - 02:21

<3 <3 <3
Bjuss,
Marina

Reply
Marcela 10 de fevereiro de 2017 - 01:34

Nem acredito que achei isso!
Obrigada mil vezes!!

Reply
ana carolina 12 de fevereiro de 2017 - 18:10

ei, Marina! estava fazendo umas pesquisas e acabei achando seu blog! <3
voce pode me ajudar em uma duvida?
existe diferença de configuração do vray para sketchup e 3dsmax?
algum desses gera imagens com qualidade melhor que o outro?
estou com muita duvida sobre qual usar para renderizar… rs

Obrigada

Reply
Marina Araújo 16 de fevereiro de 2017 - 22:09

Eita, muda bastante! As configurações do V-ray no Max funcionam de uma maneira bem diferente do v-ray no sketch. O ideal é que se você for usar o v-ray no max, dê uma estudada no v-ray voltado só para o max, porque no sketch é tudo mais fácil..rs
Bjuss

Reply
Dani 12 de fevereiro de 2017 - 18:14

Muito obrigada!!!!! Nem sei como agradecer por esse post. Tenho certeza de que vc ajuda muitas pessoas! Que Deus te abençoe!!!

Reply
Alice 23 de fevereiro de 2017 - 17:12

Bom dia Marina, muito obrigada pela disposição em nos dar tantas dicas! Uma dúvida. Quando tu comenta “No Transparency ir em Map e colocar o Text Color branco transparente e preto opaco”, só encontro um Map no Transparency, que está dentro do Diffuse. Eu teria que criar 2 cores diffuse (uma branco transparente e outra preto opaco)? Muiiito obrigada 🙂

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Thiago garcia 11 de março de 2017 - 15:57

Que post maravilhoso.
Super didático. Adorei.
Parabens pelo trabalho

Reply
rossana beck 21 de março de 2017 - 20:19

Show!!

Reply
Gustavo 7 de junho de 2017 - 14:19

Oi Marina, parabéns! Estou aprendendo a mexer com Vray, e seus tutoriais são ótimos.

Reply
Sônia 22 de setembro de 2017 - 20:36

Adoro o efeito do porcelanato.

Reply
Ana Flávia Soares 30 de novembro de 2017 - 01:13

nossa me ajudou muito, muito obrigada

Reply
JANSON FREITAS 27 de fevereiro de 2019 - 14:42

MUITO BOM PARABENS PELO SEU TRABALHO, ESTOU APRENDENDO MUITO COM SUA DICAS. VALEU……

Reply
Andressa Walker Aranda 22 de maio de 2020 - 13:26

Dicas incríveis!

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