Home Destaques 5 dicas fundamentais para uma boa diagramação

5 dicas fundamentais para uma boa diagramação

por Marina Araújo

Oi galera! Hoje eu compartilho com vocês mais um post sobre diagramação de pranchas! Eu sempre recebo mensagens aqui no site e no facebook pedindo para que eu faça tutoriais de como diagramar bem uma prancha. O objetivo desse post é esclarecer como funciona o processo de criação de uma prancha, acho que o que eu vou mostrar para vocês explica bem o processo que eu faço na hora de diagramar.

Então, vamos lá:

Vocês sabem o que significa “diagramar” segundo o dicionário Aurélio? Significa “Dispor graficamente os elementos da peça gráfica que deverão fazer parte de uma publicação” ou “Elaborar um layout ou esquema que pareçam devidamente calculados, de forma a apresentar todo o material que o compõe.”

Lendo isso, nós podemos chegar a seguinte conclusão:

  1. A sua diagramação tem que ser clara, de preferência ela precisa seguir uma ordem sistemática de leitura, de forma a ser prática e objetiva.
  2. Ela tem que ser eficiente, já que uma vez que você faz um esquema de diagramação, esse esquema pode ser utilizado por qualquer pessoa.
  3. Ela tem que ser econômica, planejada de uma forma tal que o conteúdo possa se utilizar de todo o espaço disponível.
  4. A sua diagramação precisa ter uma identidade, algo que possa transmitir a sua própria personalidade.

Pois bem, pensando nesses fatores, eu cheguei a 5 fatos:

 

1.: Comece pensando na grade da diagramação:

A grade é a forma mais simples de você conseguir pensar na organização do conteúdo como um todo. E isso não é utilizado só na diagramação de pranchas, fotógrafos usam isso para ter uma ideia melhor do todo.

01

Fonte: cincoanosdearquitetura.blogspot.com.br

 

 

2

Fonte: cincoanosdearquitetura.blogspot.com.br

2.: Considere as margens:

Basicamente eu trabalho com duas margens: as margens das bordas, que limitam o conteúdo e a margem de um conteúdo para outro. Isso também é fundamental na hora de plotar a sua prancha. Não fique dependendo da plotadora adicionar uma margem na sua prancha porque isso não acontece na maioria dos casos.

Crédito da imagem: Marina Araújo

Crédito da imagem: Marina Araújo

3.: Pense em colunas, linhas e módulos:

É simples galera: Se você tem conteúdo, comece colocando colunas. Quanto maior a largura de uma coluna, mais importante a informação que está ali dentro vai ser. Esse é um fator que me incomoda bastante em pranchas de concurso. No post anterior que eu comentei sobre a diagramação utilizada no último concurso do projetar.org eu vi diversas vezes isso acontecendo: o cara tinha feito um corte maravilhoso, que merecia destaque, mas ele simplesmente resolveu encaixar o corte na menor coluna da prancha. Então valorize o seu projeto destacando o que vale ser destacado. O mesmo funciona para as linhas: quanto maior for a linha, mais peso aquele conteúdo terá. A junção entre as linhas e colunas irá fornecer um módulo, que irá definir quais os conteúdos mais importantes da sua prancha.

Crédito da imagem: Marina Araújo

Crédito da imagem: Marina Araújo

4.: Forneça uma identidade visual para a sua prancha:

É muito importante criar uma identidade visual na sua prancha, principalmente se forem muitas pranchas. Isso se dá através de um ou mais elementos que são comuns em todas as pranchas. Assim quem está lendo pode identificar que apesar de um conteúdo diferente em cada prancha, todas tratam de um mesmo assunto. Isso acontece bastante comigo quando eu faço um site para um cliente: às vezes o cliente me manda um layout diferente para cada página do site. Sempre que isso acontece eu falo que temos que deixar o menu e o rodapé iguais em todas as páginas, porque elas funcionam como uma espécie de “âncora” que interliga o layout de todas as páginas do site. O mesmo acontece na hora de diagramar uma prancha.

Crédito da imagem: Marina Araújo

Crédito da imagem: Marina Araújo

5.: Pense nas cores!

Usar a cor certa pode ser definitivo para o sucesso de uma apresentação. É fundamental que você trate as imagens do seu projeto com cores uniformes, que combinem com outras imagens utilizadas nas pranchas. Por exemplo, se você vai trabalhar com imagens no estilo de colagem, trabalhe com colagem nas outras pranchas. Se vai trabalhar com um efeito de sketch do sketchup, trabalhe com isso em todas as imagens. É claro que você pode colocar um diagrama, ou uma ou outra imagem com outras técnicas, mas se em cada prancha tem uma imagem principal e em cada imagem principal você usa um estilo diferente de representação, quem está vendo a sua representação gráfica vai ficar perdido no meio de tanta informação. Então tente trabalhar com um único estilo de representação. Lembre-se: Menos é mais!

Crédito da imagem: Marina Araújo

Crédito da imagem: Grupo CODIVIDA

E para finalizar, pensem sempre nesses conceitos, eles o ajudarão na hora de fazer uma boa diagramação:

Harmonia, unidade, equilíbrio, identidade, composição, movimento, ritmo, simetria, proporção, destaque, contraste, cromatização, fluidez, simplicidade, objetividade, hierarquização, organização, comunicação e ordem.

 

Bem galera, eu espero que esse post ajude vocês na hora de fazer uma apresentação de algum projeto. Eu sei o quanto é difícil fazer uma boa apresentação, principalmente se você está começando a fazer isso há pouco tempo. Eu faço layouts de sites há mais de cinco anos e até hoje tenho dificuldades na hora de definir o layout de uma prancha. Então não se iludam, é difícil para todo mundo. Mas eu acredito que com as dicas que eu dei aqui vocês irão conseguir um bom resultado!

E falando em resultado, hoje eu já compartilho com vocês uma mega novidade, tanto para o site quanto para o nosso canal do youtube: muito em breve haverá uma expansão do conteúdo que eu posto aqui e dos vídeos do youtube. Esse é um projeto que eu venho trabalhando há um tempo e que eu vou precisar muito do apoio de vocês para que dê certo. Inicialmente isso acontecerá no canal, onde eu trarei novos vídeos sobre representação gráfica, tutoriais, assuntos relacionados à nossa vida estudantil, com dicas de como funciona o curso de arquitetura, além de vídeos relacionados ao campo de design.

Esse é um projeto grande que eu estou contando com o apoio de vocês! Então se você ainda não se inscreveu no canal do youtube aqui do site, CLICA AQUI ou no link aqui na barra inferior do site e mostra que você está comigo nessa!

Em breve eu lançarei oficialmente um comunicado na página do facebook, convidando todos a assistirem o primeiro vídeo que será lançado no canal após essa reformulação!

Então é isso! Lembrando que se você gostou desse post e dessa novidade, é só curtir aqui embaixo!

Abraços e até a próxima!

Marina 🙂

 

Fique por dentro dos novos posts!

Prometo não fazer spam (nem tempo eu tenho para fazer isso).

Já deu uma olhada nesses posts?

35 comentários

Isabella 29 de agosto de 2015 - 13:22

Que bacana!! Gostaria de saber quais programas vc indica para diagramar uma boa prancha.

Obrigada 🙂

Reply
Marina Araújo 29 de agosto de 2015 - 13:56

Oi Isabella!
Normalmente se usa o corel, photoshop ou illustrator. Apesar de o corel ser o mais indicado, eu pessoalmente uso o photoshop por ter mais experiência nele do que nos outros programas. Mas vc pode usar qualquer um desses, ok? Agora se vc está começando agora, eu te recomendo aprender o corel, pois é o que tem a interface mais simples de todos.
Abraços!
Marina 🙂

Reply
Ronaldo 30 de agosto de 2016 - 15:20

Se vocês está começando, não comece errado… isto é: NÃO USE COREL, utilize o Illustrator, o photoshop é um editor de imagens talvez você vá usar ele em conjunto com o Illustrator (que é parte do mesmo pacote/desenvolvedor), vai precisar aprender os dois. Mas não perca seu tempo com corel.

Reply
Marina Araújo 31 de agosto de 2016 - 17:21

Concordo plenamente, apesar de eu usar o photoshop para diagramação e usar o illustrator apenas para a finalização.
Mas acredito que você deve sempre usar o programa com a qual se sente mais confortável. Eu uso o photoshop para diagramação porque eu trabalho muito com edição de imagens, então para mim é mais prático diagramar nele.
Mas isso não diminui o meu amor pelo Illustrator. <3
Abs,

Marina

Reply
Erika 9 de setembro de 2017 - 11:00

Não sei porque as pessoas tentam impor seus padrões aos demais. Programa bom é aquele que vc domina, mas nos cursos de arquitetura é comum as pessoas diminuírem o corel, simplesmente porque não sabem usar. Eu formei arquitetura fazendo todo meu curso no corel. Eu fiz desde edição de imagens, representação vetorial, até diagramação usando corel. Meu caderno de TFG de 100 páginas foi diagramado 100% no corel. Todos os programas têm prós e contras, com a prática vc aprende a lidar com eles. Vi meus colegas com dificuldades iguais ou piores que as minhas trabalhando com illustrator, inclusive travamentos sem backup. Não recrimine um programa pq vc não o domina.

Reply
Edson 4 de outubro de 2017 - 15:28

Depende do material que vc vai diagramar, mas se perguntar para profissionais da área todos vão indicar o indesign ou quark… Aí tem esse lance de ‘preferência’ e tal mas se alguém for te contratar para diagramação de revista, jornais, livros etc e disser que vai montar no ps ou ai (ou corel) a chance de não ser contratado aumenta rs! Se for diagramar uma página ou outra ok, mas experimenta um projeto com diversas páginas… além do arquivo ficar gigante no ps ou ai ou cdr a chance de dar um pau é enorme e as ferramentas de txt não vão oferecer o suporte necessário!

Reply
Maísa 29 de agosto de 2015 - 18:12

Que ótimo! Sempre procurei por dicas de como fazer pranchas legais, mas é uma informação difícil de encontrar… Nem mesmo exemplos bons eu acho. Adoro teu site e as dicas que tu da!

Reply
Marina Araújo 29 de agosto de 2015 - 19:44

É verdade Maísa! Muito obrigada pelos elogios!
Abraços,
Marina

Reply
Luis Paulo Klein Guimarães 31 de agosto de 2015 - 23:46

Olá Marina. Fiquei empolgado. Dicas preciosas. Certa vez participei de concurso com uma amiga, mas, o pior de tudo foi criar a diagramação. No final de contas não sabia criar algo em PNG…muito menos fazê-lo com as imagens que tinha do autocad…levando em consideração as escalas. Se você tivesse alguma dica sobre isso – usar imagens em PNG ficaria grato.

Reply
Marina Araújo 1 de setembro de 2015 - 12:28

Oi Luis! Quem bom que gostou!
Então, trabalhar com png é realmente complicado. Isso porque a maioria dos programas não exporta as imagens sem fundo. O que eu faço quando eu preciso de uma imagem sem fundo é trabalhar com ela no photoshop. Para isso eu exporto a imagem em alta resolução, para que eu possa trabalhar bem com ela no photoshop. A maioria dos programas te dá a opção de escolher o tamanho da imagem ao exportar. No photoshop eu uso a varinha mágica para tirar o fundo. Assim eu posso trabalhar com ela como eu quiser.
Espero ter te ajudado!
Abraços,
Marina 🙂

Reply
Scheila Ramos Appel 1 de setembro de 2015 - 13:06

Marina Araújo, Bom dia………….Gostaria de agradecer por compartilhar um material de tamanha qualidade……………….Abraços Scheila

Reply
Marina Araújo 1 de setembro de 2015 - 13:26

Bom dia Scheila! De nada! 🙂
Abraços!
Marina 🙂

Reply
Ana Paula 22 de setembro de 2015 - 02:18

Adorei as dicas Marina, parabéns mesmo!!
Sempre vejo pranchas com o 3D nesse efeito que parece um croqui (como este na prancha do parklet na Vila Madalena), já vi uns inclusive que eram mais semelhantes ao croqui a mão livre mesmo, mas não imagino qual, ou quais os pragramas que são utilizados para criar esse tipo de imagem, será que você pode me ajudar?
Obrigada e parabéns pelo blog!!

Reply
Marina Araújo 22 de setembro de 2015 - 03:35

Oi Ana! Tudo bem?!
Bem, existem vários programas que fazem isso! Se você estiver criando uma cena em 3d no Google Sketchup, você pode “croquizar” toda a sua cena selecionando um estilo de desenho. Para fazer isso basta clicar em Window -> Styles. Lá existem vários estilos legais para serem aplicados na cena, inclusive o de sketch.
Se você estiver trabalhando com uma imagem pronta você pode utilizar o photoshop para dar um efeito de croqui na sua imagem. Para fazer isso basta você acessar a galeria de filtros do photoshop indo em filter -> Filter Gallery, no menu principal do photoshop. Lá existem diversos efeitos, alguns deles dão esse efeito de croqui.
Espero ter te ajudado!
Bjinhos,
Marina 🙂

Reply
Amanda 24 de setembro de 2015 - 04:20

Adorei as dicas e o blog , to amando … finalmente conteúdos que eu vivia procurando e não achava … apenas pranchas prontas no pinterest … Obrigada 🙂

Reply
Marina Araújo 25 de setembro de 2015 - 14:07

Que bom que está gostando Amanda!
Bjinhoss,
Marina 🙂

Reply
Débora 25 de setembro de 2015 - 18:33

Olá Mariana, boa tarde!
Parabéns pelo site, bastante coisa me ajudando! 😀 😀

Achei ele procurando por diagramação no photoshop.. Pois é o programa que mais tenho conhecimento(na medida do possível) rs…
Porém, fico na dúvida de como fazer as pranchas.. Eu preciso fazer e depois imprimir um Caderno de Projeto de um produto (referencias, sketchs, processos, testes.. etc), então eu preciso de folhas com a mesma diagramação e identidade visual, só que não sei como montar essas folhas no Ps (como se fosse a ideia do InDesign), pq depois eu preciso imprimir essas folhas em A3 e encadernar em paisagem… Então não sei se é possivel abrir diversas folhas na mesma área de trabalho do PS.. ou se funciona com layers/grupos…
Tem algum vídeo que consiga me explicar?

Agradeço desde já,

um beijo.

Débora

Reply
Marina Araújo 27 de setembro de 2015 - 00:42

Oi Débora! Tudo bem?!
Então, vamos lá: eu já fiz um projeto com 16 pranchas no tamanho A1 no photoshop. O que eu fiz foi criar uma grande imagem que incluísse todas as pranchas, separando elas em uma grade que eu criei com as linhas guias do photoshop. Mas eu fiz isso porque eu precisava que a diagramação começasse na primeira prancha e terminasse na última, para que no final ficasse uma espécie de quebra-cabeça montado. Não sei se esse é o seu caso, mas eu acredito que você possa fazer isso também já que é A3. Se forem muitas páginas aí talvez seja melhor dividir em dois arquivos porque senão o seu pc pode travar! Se vc quiser ter uma ideia melhor de como trabalhar com linhas guias, dá uma olhada nesse vídeo que eu faço a diagramação de uma prancha: https://www.youtube.com/watch?v=NiaF-vi_dG0
Para facilitar para vc, eu tirei um print das minhas pranchas, ela mostra como ficou a diagramação final das minhas pranchas com as linhas guias:
https://www.flickr.com/photos/53159224@N02/21119637124/in/dateposted-public/
Espero ter te ajudado!
Bjinhos,
Marina 🙂

Reply
Marco 28 de outubro de 2015 - 16:06

O conteudo da sua página é sensacional! Agora eu tenho uma duvida em relação aquela ultima prancha! Como que eu poderia fazer a evolução da forma? Utilizo o Sketchup, ou o que?

Reply
Marina Araújo 29 de outubro de 2015 - 02:37

Oi Marco! Muito obrigada pelo apoio! 🙂
Bem, eu utilizo o Sketchup para esse tipo de representação. A evolução da forma da primeira prancha do item 4 mostra como eu fiz isso. Só que ali eu também utilizei um efeito de sketch no sketchup, para dar um efeito de desenho feito à mão.
Espero ter te ajudado!
Abs,
Marina 🙂

Reply
Geissy 3 de novembro de 2015 - 20:07

Só tenho que parabenizar a qualidade do conteúdo. Tudo muito bom! Parabéns Marina.
Você não tem ideia de como você vai me ajudar.
Abraço. Deus te abençoe 😛

Reply
Marina Araújo 5 de novembro de 2015 - 23:58

De nada Geissy! Fico feliz em ajudar!
Bjinhos,
Marina 🙂

Reply
Larissa 5 de julho de 2016 - 01:08

Oi Marina, muito interessante seu post!

Por acaso, você tem algum vídeo ensinando como fazer uma prancha no photoshop?
Gostaria de trabalhar a apresentação dos meus projetos e até mesmo criar um portfólio pra mim.
Obrigada!!

Reply
Marina Araújo 5 de julho de 2016 - 19:38

Tenho sim!!
Está tudo lá no canal: https://www.youtube.com/channel/UCdO_-GPMSAir4nkudv60NkA/videos

Bjuss,

Marina

Reply
Graziele Guimarães 25 de julho de 2016 - 14:36

Oi Mariana! Amei o site! Ótimas dicas, PARABÉNS!
Gostaria que me passasse o link desse programa ( photoshop), quero baixa-lo e aprender mexer.
Um abraço!

Reply
Júlio Cesa 31 de agosto de 2016 - 13:42

Poxa Mariana o mundo precisa de mais pessoas como você, que estão sempre procurando ajudar ao próximo. Parabéns e obrigado querida amiga. Beijos. Júlio.

Reply
Marina Araújo 31 de agosto de 2016 - 17:19

De nada Júlio! 🙂
Abs,
Marina

Reply
Fabrizio 31 de agosto de 2016 - 16:24

Parabéns!!!

Reply
Thaís 19 de dezembro de 2016 - 21:09

Olá Marina..
Gostaria de te parabenizar pelo site,dicas, e tudo mais…
Estou na fase final da faculdade e utilizei muito suas dicas.
Adorei. Obrigado <3

Reply
Marina Araújo 21 de dezembro de 2016 - 00:15

De nada Thaís! Seja sempre bem-vinda! 🙂
Bjs,
Marina 🙂

Reply
Mênyky Rocha 16 de fevereiro de 2017 - 22:30

Olá, eu gostaria de saber qual programa vc usa para fazer a modelagem em 3D. Amei as pranchas, eu tenho buscado muito de qual programa usar para fazer tais diagramações, assim como a humanização das plantas. Vou tentar usar o Photoshop 🙂 Muito bom o cconteúdo, AMEEI

Reply
Marina Araújo 19 de fevereiro de 2017 - 17:15

Oi! Então, eu normalmente uso o Sketchup para o 3d ou o Revit. Para a diagramação eu uso o Photoshop e o Illustrator para produzir os pdf’s mais leves.
Bjuss,
Marina

Reply
Andressa 8 de maio de 2017 - 12:39

Bom dia! Estava olhando o seu post e me surgiu uma dúvida, como faço para exportar as imagens em escala para o photoshop? Tem algum programa mais indicado para isso?

Reply
Marina Araújo 10 de maio de 2017 - 00:25

Tenho um vídeo sobre isso:
https://www.youtube.com/watch?v=HQ-sdSZvu3s&t=77s

Bjs,
Marina

Reply
Graziele Guimarães 21 de junho de 2017 - 15:26

Olá Marina! Ótimas dicas, paranéns! Gostaria de saber qual fonte de letra normalmente vc usa nas diagramações das pranchas? Um beijo!

Reply

Deixe um comentario