Home Concursos Análise Gráfica – Concurso Projetar.org: Arquivo da FAU

Análise Gráfica – Concurso Projetar.org: Arquivo da FAU

por Marina Araújo

Essa semana, acompanhando a página do facebook do projetar.org eu vi que eles divulgaram os vencedores do concurso Arquivo da FAU. O concurso contou com 116 projetos, os quais 98 foram encaminhados para a avaliação dos jurados após a verificação no pré-júri. No site do concurso é possível visualizar todas as propostas enviadas. O Concurso propôs que os estudantes projetassem um edifício arquivo ao lado da FAU- USP que pudesse abrigar o acervo de projetos da sua biblioteca. A Arquitetura deveria preservar e oferecer acesso à memória arquitetônica do local, de modo a estabelecer um diálogo com um dos maiores ícones da arquitetura brasileira do século XX.

Como de costume, eu gosto sempre de fazer uma avaliação da representação gráfica utilizada nas propostas vencedoras. Compartilho com vocês o meu ponto de vista, o que me chamou atenção na diagramação das pranchas, nas cores e no layout. No total, foram 3 colocados e 2 menções honrosas:

1º Lugar:  T|4

  • Luis Andre P Meloni – Universidade de São Paulo – USP – São Paulo/SP – São Paulo/SP
  • Mathews Lopes – Universidade de São Paulo – USP – São Paulo/SP – São Paulo/SP
t4

Crédito da imagem: portal projetar.org

O que mais me chamou atenção na prancha foi a planta perspectivada. A dupla soube usar a criatividade para expressar de uma forma diferente e muito explicativa a planta em si. Fizeram uso de cores para dar distinção, utilizaram figuras humanas e relacionaram as cores da perspectiva com o corte. Mandaram bem também nas imagens renderizadas. As perspectivas ficaram suaves, o destaque realmente é a edificação. O corte tomando toda a base da prancha também ficou interessante. Os diagramas do lado direito também ficaram boas, dá para entender a informação mesmo sem ler o texto.

A única coisa que não me agradou foi o alinhamento do texto. Todos os textos da prancha me parecem bagunçados. Um simples alinhamento justificado à direita ou à esquerda teria resolvido o problema. Mas fora isso, a prancha no aspecto gráfico mereceu o primeiro lugar. 😀

2º Lugar: COLETIVO AMARELO

  • Mariana Lunardi Vetrone – Universidade de São Paulo – USP – São Paulo/SP – Sao Paulo/SP
  • Bárbara Helena de Morais – Universidade de São Paulo – USP – São Paulo/SP – São Paulo/SP
  • Mariana Campos Demuth – Universidade de São Paulo – USP – São Paulo/SP – São Paulo/SP
  • Gabriela Massuda – Universidade de São Paulo – USP – São Paulo/SP – São Paulo/SP
  • Mariana Gontow – Universidade de São Paulo – USP – São Paulo/SP – São Paulo/SP
prancha illustrator

Crédito da imagem: portal projetar.org

 

Bem, acredito que todos concordam que a perspectiva central é o destaque da prancha. O grupo mandou muito bem colocando essa perspectiva. Dá para entender muito bem como funciona os espaços internos. Nisso eu concordo em eles terem deixado as plantas menores, em segundo plano. Os cortes da prancha também estão interessantes, os textos não estão justificados, estão alinhados com as imagens, o que nesse caso não é tão ruim porque a prancha tem pouco texto. Porém tiveram vários aspectos nessa prancha que eu não achei legal: Primeiro, os elementos estão dispersos na prancha. Eu entendo o fato de a perspectiva estar “encaixada” no preto porque está no subsolo, mas isso não ficou claro. A primeira vista eu jurava que a perspectiva estava solta na prancha. Tive que olhar para as perspectivas (que estão bem pequenas) para saber se esse preto era o subsolo. Poderiam ter colocado uma textura, degradê, algum efeito que desse a ideia de subsolo. Segundo, eu até agora não entendi o fundo da prancha. Qual o sentido de colocar vários coqueiros no fundo e ainda por cima colocar o corte por cima desse fundo? E mesmo que os coqueiros funcionassem como fundo, isso teria que estar em escala, o que não é o caso. Então assim, não tenho dúvida quanto ao projeto ser bom, mas sem dúvida a diagramação da prancha não é a melhor. Quanto às perspectivas, deveriam estar conectadas à perspectiva central. Isso enriqueceria muito o entendimento do projeto. Uma boa diagramação é aquela que você não precisa ler o texto para compreender o projeto. Você não precisa olhar para as perspectivas e ficar procurando aonde fica aquele ambiente. Você consegue identificar rapidamente aonde é o ambiente porque foi indicado na prancha, seja por uma linha de ligação, seta ou número. As imagens da prancha estão boas, o projeto é bom e as perspectivas são boas. Só faltou realmente uma boa diagramação. Fora isso, a prancha tem um excelente conteúdo!

3º Lugar: MEGA

  • Artur Pretto Junqueira – Centro Universitário Univates – UNIVATES – Lajeado/RS – Lajeado/RS
  • Lucas Richardt Medeiros – Centro Universitário Univates – UNIVATES – Lajeado/RS – Venâncio Aires/RS
  • Lucas Rogério Sulzbach – Centro Universitário Univates – UNIVATES – Lajeado/RS – Estrela/RS
  • Henrique Luis V. Caumo – Centro Universitário Univates – UNIVATES – Lajeado/RS – Lajeado/RS
mega

Crédito da imagem: portal projetar.org

 

Para começar, quero dizer que eu gostei muito das perspectivas dessa prancha, principalmente a última. A do meio me parece muito escura, o que é uma pena, pois pelas outras perspectivas percebe-se que o projeto tinha muito potencial para boas imagens. Essa escuridão também se dá ao fato de ser uma perspectiva noturna e pela imagem eu diria que essa não foi uma boa escolha. Trabalhar com perspectiva noturna é algo difícil. Então se você não tem confiança suficiente para fazer, não arrisque. Trabalhe com perspectivas diurnas, que expressem o potencial do seu projeto. Um ponto que eu quero destacar nessa prancha é que é a única das três que soube alinhar bem o texto. Finalmente! 🙂

As plantas estão boas, os cortes estão ótimos, com figura humana, fundo claro e árvores com trasparência. A única coisa que me incomoda é o cinza utilizado na prancha. Essa prancha tinha muito potencial devido às perspectivas utilizadas na área central. Poderiam ter trabalhado com cores mais fortes, escuras. Não houve um diálogo das cores das perspectivas com o restante da prancha. Fora isso, essa prancha tem tudo o que uma boa prancha tem que ter: implantação, cortes, diagramas, texto e perspectivas!

MENÇÃO HONROSA:

Arquivo Prisma

  • Kamal Yazbek Neto – Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP – São Paulo/SP – São Paulo/SP
prancha illustrator

Crédito da imagem: portal projetar.org

 

Amei essa prancha. Apesar de ter sido uma menção honrosa, se eu fosse classificar as pranchas apresentadas aqui por questão de diagramação, esta com certeza ficaria em primeiro lugar. A começar pela diagramação da prancha, que utilizou tudo da medida certa. A diagramação do topo é a própria implantação, que se conecta com o título da prancha. O texto segue o corte da imagem da implantação, o fundo não é confuso, você consegue ter uma leitura clara do conteúdo. A perspectiva principal apesar de só ter uma figura humana consegue desenvolver bem o papel de imagem principal. O corte na base da prancha está ótimo, se eu fosse fazer um corte desse projeto eu faria exatamente desse jeito. Não tenho pontos negativos a discutir sobre essa prancha. Esta para mim é um exemplo de uma boa diagramação. Parabéns Kamal Yazbek Neto!

CONTRAPONTO COLETIVO

  • Gabriela Schon Villas Boas – Universidade de São Paulo – USP – São Paulo/SP – São Paulo/SP
  • Ana Carolina Ferrigatti Mamede – Universidade de São Paulo – USP – São Paulo/SP – São Paulo/SP
  • Fernando Shigueo Fujivara – Universidade de São Paulo – USP – São Paulo/SP – São Paulo/SP

Crédito da imagem: portal projetar.org

Esse é o exemplo clássico de uma diagramação básica. Imagens em cima, plantas na faixa do meio e corte na parte inferior. Achei interessante, mas acredito que o grupo poderia ter usado mais a criatividade para criar uma diagramação que fugisse um pouco do comum. As perspectivas estão boas, apesar de as figuras humanas da imagem da direita não condizerem com o ambiente de cores da perspectiva. Precisaria ter tido um tratamento nas figuras humanas para se adequarem ao ambiente. A perspectiva inferior da esquerda está um pouco escura, não dá para entender muita coisa. A planta está pequena, o que dificulta um pouco o entendimento do projeto. Quanto ao corte, achei que ficou muito bom. O grupo mandou bem no projeto, só faltou arriscar um pouco na diagramação.

 

Bem pessoas, eu espero que essa avaliação tenha sido útil para o conhecimento de vocês. Com certeza ao analisarem vocês verão coisas que eu deixei passar, mas é exatamente assim, da opinião de muitos, que formamos o conhecimento.

Eu sei que semana passada eu estive um pouco ausente do site, mas aconteceram várias coisas durante a semana passada que me impediram de me dedicar mais ao site. Mas essa semana eu estou voltando com tudo!

Lembrando que se você tem alguma sugestão de postagem, me envia uma mensagem aqui no lado ou comenta aqui embaixo! Eu amo receber sugestões de postagens! E se você gostou desse post, é só curtir aqui embaixo!

Abs e até a próxima!

 

Marina 🙂

Fique por dentro dos novos posts!

Prometo não fazer spam (nem tempo eu tenho para fazer isso).

Já deu uma olhada nesses posts?

Deixe um comentario