Home Concursos Análise gráfica: Memorial Reidy – Projetar.org

Análise gráfica: Memorial Reidy – Projetar.org

por Marina Araújo

Hoje voltamos com mais um post sobre o último concurso de arquitetura realizado pelo portal projetar.org. Vale lembrar que o projetar.org está lançando concursos de arquitetura e de design, o que eu acredito ter sido uma ótima iniciativa. Eu já participei de alguns concursos de design e acredito que esses dois campos estão conectados de uma maneira incrível. Seria um desperdício não utilizar o portal para criar também concursos de design. Por isso eu parabenizo a iniciativa do portal projetar.org. Pois bem, voltando ao concurso, o objetivo era que se projetasse um edifício-monumento em homenagem a Affonso Eduardo Reidy (para quem não sabe, Reidy foi um arquiteto que tinha seus projetos influenciados pela arquitetura de Lúcio Costa, Le Corbusier e Bauhaus) dentro de uma de suas obras primas de urbanismo, o Aterro do Flamengo e ao lado de um de seus equipamentos públicos, o Museu Carmen Miranda.

O concurso contou com 3 vencedores e duas menções honrosas. Como sempre, eu farei alguns comentários referentes à questão gráfica. Vamos lá:

 1. DVê

Victor Huggo – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

db739d5f01649d916049224fd8d91f57

Eu gostei da perspectiva principal. Gostei bastante das perspectivas centrais. É uma pena estarem tão pequenas. Gostei também do corte na área superior da prancha. Outro ponto forte foi a separação do conteúdo, veja bem: a prancha se divide em 3 colunas (duas largas e uma estreita) e 3 linhas (a primeira com o corte e a perspectiva, a segunda com a implantação e o texto e a terceira com a perspectiva). E aí vai a primeira dica básica para qualquer diagramação: comece separando o conteúdo em uma grade. Isto é bastante claro para quem já tem a ideia de design. Para o leigo, isto vai fazer apenas que ele consiga ler claramente todo o conteúdo. O que deve ser exatamente o nosso objetivo. Pense sempre no jornal: ele é feito para ser lido por todos. E a grande maioria consegue fazer isso sem problemas.

Existem poucas coisas nessa prancha que me incomodam. Mas se fosse para descrever, eu diria que ambos textos poderiam ter sido melhor colocados. O primeiro texto, acima do corte, está em cima das árvores. Poderia ter ocupado uma largura maior, isso não tiraria a atenção ao projeto em si. O texto é muito pequeno para chamar qualquer atenção. O mesmo se aplica ao segundo texto, a sobreposição em cima das árvores não ficou legal. Isso na verdade foi o que mais me incomodou na prancha. Quanto à perspectiva, ficou um pouco escura. Um ajuste nos níveis da imagem no photoshop resolveria esse problema facilmente. Fora isso, está muito bom. Parabéns Huggo!

 

2. ALFA

Luísi Mendonça Fajardo e José Edvizio de Almeida Neto – Universidade Federal Fluminense – UFF

prancha illustrator

Exemplo clássico de uma diagramação simples: texto e imagem. Eu gostei da perspectiva principal, gostei da relação das cores claras do edifício com o céu branco. As plantas no céu ficaram interessantes porque o céu não funciona como “céu” com nuvens e tudo mais. Funciona mais como um fundo para o conteúdo, nesse caso as plantas. As perspectivas não tem muitas texturas, mas estão interessantes, claras! A única coisa que me incomoda é o texto desalinhado e a sombra nas figuras humanas (tem algumas que não estão conectadas com as figuras humanas!). Fora isso, a prancha está boa, simples e objetiva.

3. M | T

Gabriel Tomich e Daniela Moro – Universidade Federal do Paraná – UFPR

c949db8e4940a28dc1f0e542fe0d93b9

Bem, vamos ao que eu acredito ser bom nessa prancha: O texto está alinhado, a perspectiva do edifício junto com uma foto ficou interessante. Porém tiveram vários aspectos na prancha que infelizmente não foram explorados! Houve pouco uso de figuras humanas, a cor meio bege/cinza não valorizou as plantas e perspectivas do projeto. As árvores na implantação chamam mais atenção que o próprio projeto. É uma pena, porque o projeto é realmente bom, não é à toa que ficou em 3º lugar. Mas na questão gráfica, faltou um pouco mais de ousadia.

Isso é interessante de se perceber, porque normalmente o uso da imagem do projeto junto com fotos valorizam o projeto. Veja na imagem do canto direito, como a foto do horizonte é algo interessante. É realmente uma pena que esse recurso não tenha sido mais explorado.

Menção Honrosa – A3ARQ

Lucas Tamarossi de Souza, Giovanna Bazani  e Ancelmo Andrello Magalhães Azevedo – Universidade Anhembi Morumbi – UAM – São Paulo/SP

prancha illustrator

Sem dúvida a prancha com maior conteúdo. Eu sinceramente gostei da diagramação, exceto pela perspectiva que ficou em cima das imagens e que fez com que 3 das 4 imagens acabassem sendo afastadas e diminuídas um pouco para a direita. Fora isso, a prancha está boa, o corte também está muito bom. Eu gosto bastante de cortes, até os mais simples em preto e branco. Apesar desta prancha não ter uma grande perspectiva, ela possui outros elementos que compensam a falta de uma perspectiva principal.

Menção Honrosa

BEE – Amanda Figueiredo Amicis – Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – São Paulo/SP

PRANCHA

Achei interessante a perspectiva principal no topo, diferente da grande maioria que prefere colocar a perspectiva principal na área inferior da prancha. É uma pena que não foram exploradas as texturas, o que traria um pouco mais de realidade à perspectiva. O uso do cinza não ficou muito interessante. Usar as plantas na cor branca em cima do cinza também não foi uma boa jogada. Se era para usar o cinza, então que todas as imagens fossem sem fundo. O fundo branco das plantas não foi uma boa jogada. A perspectiva menor também pecou bastante no equilíbrio das cores e luz. As figuras humanas estão sob uma luz, o ambiente em outro e o fundo em outro. Precisaria ter um ajuste nas cores, brilho e contraste para dar um pouco mais de “suavidade” e equilíbrio para a perspectiva. Apesar disso, é uma boa prancha, a perspectiva principal só precisaria ser um pouco mais trabalhada. O fundo também poderia ter sido de outra cor.

 

Bem gente, eu espero que esses comentários ajudem vocês na hora de diagramar uma prancha. Aprender com os erros dos outros e com os próprios erros faz parte do processo de aprendizagem. O importante é tentar sempre melhorar e se superar. Arriscar, sem medo de errar.

Lembrando que se você gostou desse post é só curtir aqui embaixo! E se você tem aquele amigo ou amiga que está tendo dificuldades em diagramar, é só compartilhar esse post com ele(a) e ser feliz!

Abraços e até a próxima!

Marina

 

 

Fique por dentro dos novos posts!

Prometo não fazer spam (nem tempo eu tenho para fazer isso).

Já deu uma olhada nesses posts?

2 comentários

Tobias 22 de setembro de 2015 - 01:25

Parabéns pelo conteúdo! Tem me ajudado MUITO!

Reply
Marina Araújo 22 de setembro de 2015 - 03:29

Que bom Tobias! ^.^
Fico feliz em ajudar!
Abraços,
Marina 🙂

Reply

Deixe um comentario