Home Arquitetura 10 verdades sobre ser estudante de arquitetura!

10 verdades sobre ser estudante de arquitetura!

por Marina Araújo

Oi galera! Tudo bem? Faz um tempinho que eu não posto aqui no blog, já estava ficando com saudades de vocês! Essas últimas semanas foram um pouco corridas devido, vocês sabem, essa vida de estudante de arquitetura. Como se isso não fosse o suficiente, semana passada eu tive um campeonato brasileiro de Tiro com Arco no Guarujá -SP, então vocês podem imaginar como foi essa semana né! E como se isso ainda não bastasse, eu ainda peguei várias horas de viagem e ainda trouxe para casa um machucado nas minhas duas pernas porque eu simplesmente caí em uma vala um dia antes do campeonato. Resultado? Eu machuquei as minhas duas pernas e uma delas ainda bateu em um prego (que só Deus sabe se estava enferrujado ou não). A notícia boa é que eu fiquei em 1° lugar \o/ e no final deu tudo certo!

Pois bem, depois da minha pequena aventura eu tive que voltar à realidade de faculdade, trabalhos, aulas 7:30 da manhã, entregas, projeto, etc. Isso me fez pensar em algumas verdades  que todo estudante de arquitetura vive. Não é que em outros cursos você não passe por isso. Mas acredite, tudo o que está escrito aqui embaixo se encaixa perfeitamente à nossa vida de estudante. E não é brincadeira pessoal! Eu odeio quando eu falo para alguém que o curso de arquitetura é puxado e a pessoa vem e fala “Ha, todo curso é puxado”! Meu querido, isto não é verdade! Eu tenho duas irmãs que se formaram, uma em direito e outra em contabilidade em faculdades muito boas aqui do Rio e elas nunca chegaram nem perto de passar pelo que eu já passei! Hoje elas sofrem junto comigo em final de período, me ajudam, me dão apoio psicológico (período passado elas foram assistir a minha banca porque eu estava muito nervosa! ahaha) por realmente saberem que não é fácil fazer esse curso!

Pensando nisso, aqui estão 10 verdades sobre ser estudante de arquitetura:

#10: Você perde um pouco da sua vida social.

Vou colocar essa em 10º lugar porque eu nunca fui de sair muito para baladas ou algo do tipo. Eu sempre fui do tipo de ficar em casa assistindo netflix, por isso, eu posso falar que eu perdi o pouco que eu tinha de vida social depois que eu comecei a fazer arquitetura. Você se dá conta disso quando os seus amigos te chamam e você não pode por diversos motivos: ou porque você vai ter que virar noite, ou porque tem uma entrega de projeto daqui a dois dias, ou porque simplesmente você tem aula de manhã e de tarde, está exausto e tudo o que quer é chegar em casa, tomar um banho e dormir. Sem contar aquela fase que você precisa estudar e fazer estágio. Aí meu amigo, é realmente praticar o desapego e dizer adeus à vida social. O máximo que pode acontecer é você ir no cinema final de semana. E olhe lá.

tumblr_inline_nyen9kRfIF1t85ojp_500

#9: Você gasta muito dinheiro com materiais.

Se tem uma coisa que a gente gasta dinheiro é com material! E não é só no início da faculdade não! Você gasta durante toda a faculdade, porque no momento que você para de desenhar à mão, você vai gastar uma grana preta no final de cada período para plotar todas as suas pranchas. Período retrasado eu gastei em média R$ 1000,00 só para imprimir as pranchas que eu tive que entregar no período. A situação fica engraçada (para não falar o contrário) quando você estuda em uma faculdade pública. Aí é aquele frase: de graça, só a faculdade mesmo!

tumblr_nyhj8sc1lH1u52r61o1_400

#8: A sua casa tem um depósito de materiais em algum lugar.

Se tem uma coisa que a gente faz sempre é guardar material! Justamente por não ser barato, nós guardamos cada pedacinho de papel. Ele não pode ser útil agora, mas vai que depois você precisa usar ele em uma maquete de 1:500? Então papel, acrílico, madeira e paraná é algo que você vai sempre encontrar em um quarto de um estudante de arquitetura. O engraçado é que quando eu era criança as minhas irmãs enlouqueciam com isso porque eu desde criança gostava de guardar material das coisas que eu criava. Hoje elas não reclamam mais (também né? Depois que elas viram a grana que eu gasto para comprar esses papéis…).

200 (1)

#7: Você perde a noção de tempo.

Então, a situação é a seguinte: quando a gente começa a projetar, não tem como simplesmente parar e voltar depois. Porque isso quebra completamente a nossa linha de raciocínio. Então o que acontece? A gente passa horas e horas projetando, rabiscando, desenhando, fazendo maquetes, quebrando a cabeça, projetando, rabiscando… É um loop sem fim. Isso faz com que a gente perca a noção de tempo fácil. Quando é fim de período então… Tudo o que a gente quer é finalizar o projeto, plotar e chegar a tempo da apresentação. Você não lembra nem de comer de tão tensa que é a coisa…

giphy (2)

#6: Você tenta manter uma boa aparência, mas é difícil.

Se tem uma coisa que você vê em entrega final é aquela galera com olheiras, estilo walking dead. Você até chega a duvidar se aquele lugar é mesmo uma faculdade ou um bunker de zumbis. Isso porque é quase impossível não virar uma noite sequer antes de entrega final. Então na reta final todo mundo já está esgotado de virar noite, ficar em frente o computador e fazer maquetes. E como se não bastasse, ainda temos que apresentar o nosso lindo projeto e responder às perguntas de todos os professores (sim, nesse estado). Somos ou não somos demais?! 😀

giphy

#5: Se você não gosta de café, passa a gostar. Se gosta, passa a gostar ainda mais!

Eu confesso para vocês que eu nunca fui muito fã de tomar café. Mas depois que eu comecei a fazer arquitetura… Eu sempre tomo quando eu viro noite. Porque simplesmente funciona comigo! \o/ Normalmente quando dá 5:00 hrs da manhã é o meu horário de pico de sono. Então eu vou e preparo aquele lindo café que desce como uma pluma e me mantém acordada pelo resto do dia! Te amo café! <3

tumblr_nxq3evqJzE1swqm47o1_500

#4: Você dorme durante 10, 15, 20 horas seguidas após a entrega de um projeto.

Tudo bem que a gente vira noite. Mas ninguém é de ferro né?! Depois de uma entrega nós dormimos tanto que nossos pais ficam preocupados se ainda estamos vivos. Eu pelo menos só acordo quando minha barriga começa a roncar. Aí eu como e volto a dormir. 😀 O difícil depois é acordar e se localizar no tempo.

tumblr_nyglafRaE31ru8zapo1_500

#3: Você começa a ser um ser extremamente distraído.

Sabe aquela parte do início do post que eu falei que eu me machuquei porque caí em uma vala? Então, eu caí justamente porque eu estava deslumbrada com um edifício que eu tinha visto, admirando a arquitetura dele, me questionando o que seria, se era um escola, um teatro, uma área de exposição quando se repente: lá estava eu no chão! O pior é que por causa disso eu tive que tomar hoje uma vacina antitetânica. Vocês não fazem ideia de como o meu braço está doendo. Tudo porque eu fiquei admirando um edifício na rua.

200

#2: Você começa a ter um vocabulário de arquitetura que é estranho para leigos.

Isso é algo que vai acontecendo com o tempo e que quando você menos espera acontece. Você começa a usar termos técnicos como espaço urbano, usuários, intervenções urbanas, malha urbana, cidades sustentáveis, arquitetura sustentável, etc. Isso acontece o tempo todo comigo e você só se dá conta disso quando você assiste uma aula que um professor fala um monte de termos técnicos e você consegue entender todos eles! Isso é demais.

tumblr_nxcsd1iT3R1tq4of6o1_250

#1: Não tem nada nessa vida que você valorize mais do que o seu sono.

É claro que o número 1 dessa lista vai para o nosso melhor amigo: o sono! Não tem coisa melhor do que dormir gente, sério! Se você ainda não começou a fazer arquitetura, aproveite enquanto você pode, porque a sua cama vai ser o objeto mais cobiçado depois que você começar a fazer arquitetura! Realmente não existe nada melhor que dormir (comer, talvez..).

Não, dormir é melhor! 😀

giphy (3)

Bem galera, eu espero que vocês tenham gostado e se identificado com esse post! Se você gostou clica em curtir aqui embaixo! Lembrando para você que é novo aqui no blog, eu tenho um canal no youtube onde eu lanço vídeos novos todas as quartas. Então clica aqui e se inscreve para ficar por dentro das novidades! 🙂

Um grande abraço para vocês e até a próxima!

Marina 🙂

 

 

Fique por dentro dos novos posts!

Prometo não fazer spam (nem tempo eu tenho para fazer isso).

Já deu uma olhada nesses posts?

1 comentário

Arquitetura: o curso o qual mais exige tempo para estudos - 44 ARQUITETURA 27 de junho de 2017 - 00:39

[…] Direitos autorais : Marina Araújo […]

Reply

Deixe um comentario