Rakan Jandali é um Artista Digital nascido em Homs, na Síria. Ele trabalha como Artista Visual 3D / Designer e é chefe do Department at the interior Design Firm KCA International e recentemente foi promovido como Associado. Vive atualmente em Dubai concebendo e criando paisagens e produtos para interiores. Ele descobriu sua paixão pela Arte Digital quando ainda jovem e rapidamente desenvolveu suas habilidades em ambas as representações em 2D e 3D, a fim de criar peças visuais realistas.
Inspirações
Rakan Jandali trabalhou neste projeto para testar o novo Vray 3.0 beta, pois queria ver o quão eficiente ele era em comparação com a versão anterior .
Como para qualquer projeto, antes de ele começar a desenvolver ideias conceito, ele escolheu algumas imagens que traduzissem o que ele gostaria de fazer:
Configurações
Como a maioria dos outros artistas 3D, Rakan usou o LWF “Linear Work Flow” que ajuda a dar uma abordagem realista para a renderização. Basta ir em: Preferências – Gamma e LUT e clicar em ativar e configurar tudo para 2,2.
O processo de modelagem:
Ele queria criar um bom e simples olhar interior com um toque moderno e contemporâneo.
As principais paredes de ambos os quartos foram simplesmente modeladas usando uma linha e, em seguida, extrusão.O teto no quarto é uma série de vigas de madeira ligados a um espelho para adicionar mais profundidade e torná-la ainda mais real.
As vigas de madeira foram modeladas usando uma caixa, em seguida, tentou-se fazer com que parecesse aleatório e áspero pela adição de um modificador de ruído e, em seguida, modificador turbo MeshSmooth.
Ele modelou a maioria dos móveis na sala de estar e jantar, exceto os acessórios utilizados na cena e do Presidente, tanto no quarto quanto para o estar.
Para o piso de madeira ele usou, claro, o Floor Generator Script. Abaixo estão as suas configurações:
Depois que ele converteu o objeto do chão à um poli editável, ele começou a mover algumas tábuas de madeira para cima e para baixo de forma aleatória para dar-lhes uma aparência mais realista. Você também pode fazer isso usando a seção “Tilt” no script gerador de chão.
A Parede na Sala de estar e as caixas que estavam em cima umas das outras foram modeladas usando a ferramenta poli editável. Depois ele adicionou um material de luz do Vray para os lados para que tivesse um visual mais realístico.
Definições da Câmara
Para a cena da sala de jantar ele usou uma câmera física de raios-V com as seguintes configurações:
Film gate: 36
Focal Length: 40
F-Number: 4
White Balance: Neutral
Shutter Speed: 80
Film Speed: 250
A exposição, e profundidade de campo de visão varia de acordo com as suas preferências no photoshop.
Configurações de renderização:
Aqui ele experimentou diversos métodos diferentes afim de obter o resultado que ele queria. Essas foram as suas configurações finais:
Iluminação e Texturização:
A iluminação da cena foi bastante simples, usando um par de luzes de raios-V e um raio de sol-V.
A luz principail do Vray que passa pela janela é um portal skylight e no resto as luzes são luzes normais do Vray com uma cor amarela para dar um aspecto de uma temperatura quente.
Para texturização da cena, ele usou materiais padrões do V-Ray, aqui estão algumas amostras desses materiais nessa cena:
Piso de madeira:
Para a cortina de seda:
Parede de estar:
Depois de fazer vários testes de renderização para obter a aparência certa, ele definiu o cenário para a renderização.
Este é o Raw render:
Pós-produção:
Este processo final é muito importante, pois é onde as imagens ganham vida. Rakan Jandali costuma usar o Photoshop como o software principal, às vezes ele usa outros como After Effects ou Lightroom. Aqui está a explicação da pós-produção da sala de jantar:
Primeiro ele começou a ajustar o brilho e contraste da imagem com uma correção de cor rápida:
Depois começou a adicionar alguns elementos, como o Vray Lighting pass , Vray Reflection and Vray Global Illumination:
Depois que ele começou a trazer as cores para fora, selecionando os itens individualmente e usando alguns alfa Renders ou mapas.
Em seguida ele começou a retocar a imagem utilizando a queimadura e ferramenta Dodge para adicionar mais sombras e dar-lhe mais vida. Então começou a adicionar alguns alargamentos da lente e usar o filtro de brilho difuso.
Ele continuou acrescentando um pouco de filtro de correção de lente, removendo distorções na imagem e adicionando um pouco de vinheta. Como toque final ele brincou com curvas para alguns ajustes de humor agradável. 🙂
Resultado final:
Eu espero que com esse tutorial vocês possam ter aprendido um pouco mais de como funciona o processo de renderização com o Vray no 3DSMax. Como vocês podem ver, a pós-produção é uma etapa essencial do processo de criação.
Para a criação desse post eu tive como referência o site tutorials.cgrecord.net