Como muita gente sabe, eu sempre fui a favor de concursos voltados somente para estudantes de arquitetura. Primeiro porque é um meio incrível de aprendermos como um concurso funciona. Você tem que cumprir prazos, tem que elaborar um ideia, estudá-la, analisá-la, revê-la e finalmente representá-la. Segundo porque você adquire experiência para saber como funciona um concurso, que tem, ao meu ver, uma real ligação de como o mercado de trabalho funciona na vida real.
Não é uma tarefa fácil, mas vale muito a pena. E eu falo isso por experiência própria. Eu mesma já participei de um concurso do portal projetar.org com uma equipe incrível da FAU. Nós viajamos para São Paulo sob a orientação de um professor e a experiência foi simplesmente incrível. Não ganhamos o concurso, mas agregamos valores, experiência e maturidade que só pessoas que participam de um concurso podem adquirir.
Sendo assim, o portal projetar.org acaba de divulgar os vencedores do concurso de um Ponte-Parque em Florianópolis. Foram 106 equipes inscritas e 59 projetos! A ideia era que os estudantes projetassem uma ponte-parque que funcionasse como uma conexão entre o continente e a ilha de Santa Catarina (Florianópolis). O ponte-parque tinha que oferecer espaço para atividades físicas e lazer para as pessoas que fossem atravessar a ponte a pé ou de bicicleta.
Quanto à premiação, segue abaixo a classificação. Eu irei fazer uma análise nas três primeiras pranchas, mostrando para vocês onde eles mandaram bem:
1° Lugar: I90 – Universidade Positivo – Curitiba
Antônio Carlos de Quadros Gonçalves Neto – Universidade Positivo – UP – Curitiba/PR
Felipe Taroh Inoue Sanquetta – Universidade Positivo – UP – Curitiba/PR
Analisando a parte gráfica, eu achei bastante interessante a forma como ela foi estruturada. Uma imagem grande que valorizou o projeto e perspectivas menores que mostravam vista aérea e perspectivas. Mandaram bem utilizando uma cor clara no céu para que o texto ficasse “legível”, pois se o céu estivesse com cores muito fortes seria difícil ler o texto. A imagem principal está muito boa, principalmente pelo reflexo da água. Uma jogada muito boa foi destacar a fonte e deixar o fundo com os prédios e árvores quase que na mesma tonalidade. Isso deu bastante destaque à ponte. Fora isso, eles utilizaram elementos essenciais como figuras humanas e sombras. E foram aplicadas às figuras humanas pouca opacidade, o que deixou a imagem bem mais suave. A única coisa que talvez eu mudasse seriam as vistas aéreas do topo. Colocaria uma borda com uma cor um pouco mais escura que o verde utilizado no mar, para dar destaque às imagens.
2° Lugar: Atelier Independente – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre
Eduardo Cezar Kopittke – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre/RS
Rodrigo Steiner Leães – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre/RS
Gabriel Wosiack Teixeira – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre/RS
Bem, sem dúvida o que mais me chamou atenção foi a vista aérea da ponte, no topo da prancha. Ficou incrível. Destaco também o uso bem feito da perspectiva explodida e a conexão das atividades à essa perspectiva. Essa foi uma boa jogada. E é claro, a perspectiva principal, que utilizou uma boa textura para o mar e destacou a ponte. O uso de imagens em preto e branco também foram uma boa ideia para valorizar o projeto! 🙂
Agora quanto ao texto, eu realmente teria mudado a cor para uma cor escura. O céu é um azul claro, dá para trabalhar com uma cor escura, sem problemas. Com o branco ficou difícil de ler o texto. O cinza também não é uma boa jogada, principalmente em cima do azul claro. O ideal seria colocar um cinza mais escuro, quase preto.
3° Lugar: Estúdio Linha – Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – São Paulo
Felipe de Azevedo – Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – São Paulo/SP
Italo Rufato Monteiro da Rocha – Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – São Paulo/SP
Gabriel Rao Calux Grossi – Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – São Paulo/SP
Eric de Freitas Bellonsi – Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – Santo André/SP
O método de diagramação realizado nessa prancha não é meu estilo favorito de diagramação, mas pode ser utilizado sem problemas. As imagens focadas na implantação estão bem feitas, destacam o elemento principal – a ponte na cor branca – enquanto o entorno é contido na cor cinza. O corte realizado e a perspectiva também são imagens que além de terem sido bem trabalhadas, são bastante informativas.
A única coisa que eu faria seria aumentar um pouco a fonte da perspectiva, já que tem espaço sobrando ali. Também mudaria a perspectiva que está embaixo da perspectiva explodida. Não entendi porque não foi lhe dado um destaque, achei mal diagramada. Parece que foi adicionada no espaço que tinha disponível, e não em um espaço diagramado. Mas fora isso, a prancha está madura, organizada e bem estruturada.
Além dos três primeiros lugares, temos também a Menção Honrosa, que foi para:
OK GO!
Yuri Rosenthal Robert – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Rio de Janeiro/RJ
Naiara Yumiko Murakami Dutra da Costa – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Rio de Janeiro/RJ
ORG
Quer ver todas as propostas enviadas? Então acessa aqui o portal do projetar.org! 🙂
É isso gente! Eu espero que esses comentários ajudem vocês a verem o que os grupos vencedores estão fazendo para mandar bem! Parabéns à todos os vencedores. 🙂
Gostou desse post? Então curte aqui embaixo 🙂
Abs,
Marina
4 comentários
Gostei bastante, fico curioso para ver mais propostas como essas na net.Vc podia postar vários exemplos de pranchas no site!
Estou sempre tentando fazer isso Julio. Inclusive as pranchas que eu estou fazendo na faculdade estou sempre compartilhando aqui no site! É só ficar acompanhando o site que mais pranchas virão! Abs! 🙂
Menina, estou encantada com esse seu blog, sou acadêmica do ultimo semestre de arquitetura aqui em Campo Grande MS, seu blog me ajudou muito no meu tcc, seus conteúdos são super bacanas, fico babando vendo essas pranchas, diagramações e projetos. Estou até pensando e desenvolver um outro projeto só por fazer mesmo aproveitando pra absorver e aprender mais com esse seu conteúdo. Parabéns
Own, obrigada Adriane!! Eu já fiz isso de desenvolver um projeto só para poder trabalhar na parte gráfica! Hahaha
Seja sempre bem-vinda e volte sempre!
Bjuss,
Marina 🙂