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Making of Casa de verão escandinava

por Marina Araújo

Essa semana eu estive procurando um tutorial simples de como fazer uma boa renderização no 3DS Max utilizando um projeto simples que eu estou fazendo na faculdade. Dando uma olhada no site do Ronen Bekerman eu encontrei um tutorial muito interessante de dois irmãos – Matas Maciulis e Antanas Maciulis – explicando como eles criaram uma cena externa utilizando o 3DS Max.

O tutorial é basicamente sobre saber configurar a luz, textura e vegetação. Bastante intuitivo.

Para começar, eles configuraram o v-ray:

making-of-ssh-1-settings

A arquitetura da edificação é bastante simples. E isso é o que eu mais gosto nessa cena! A modelagem foi feita basicamente com a ferramenta poly. Para a fachada e o terraço eles utilizaram o plugin floor generator. Em breve eu vou criar um post falando sobre esse plugin e como utilizá-lo. Mas se você quiser usar no seu projeto, você pode baixar ele e usar. É bastante simples.

making-of-ssh-3-terrace

making-of-ssh-4-facade-boards

making-of-ssh-5-windows-doors making-of-ssh-7-roof

Depois de ter feito a fachada e o terraço, eles modelaram a parte interna, especialmente a cozinha:

making-of-ssh-6-interior

Para o ambiente externo, eles trabalharam com terra seca, pedras e pouca grama. Para dar um ar mais realístico para o terreno eles utilizaram o Paint Deformation + Relax Tools.

making-of-ssh-2-ground

Para as plantas, eles utilizaram modelos do R&D Cube. Fora isso, foi utilizado um plugin do R&D Cube, o MultiScatter para a confecção da cena.

making-of-ssh-13-models making-of-ssh-12-models

Eles utilizaram 4 ângulos diferentes. Isso exigiu que as árvores fossem dispostas da maneira certa para cada ângulo, já que haviam muitas árvores e muita sombra produzida por elas.

making-of-ssh-15-proxy-plane

proxy-trees_mini

Para parecer real, eles utilizaram diferentes tipos e tamanhos de grama:

proxy-grass_mini proxy-bush_mini

O caminho de pedras na entrada da casa:

proxy-small-stones_mini

Resultado final das pedras e da grama:

making-of-ssh-10-ground-render

Texturas

Para a textura da madeira:

making-of-ssh-8-wooden-boards

Para a textura do solo:

making-of-ssh-9-ground

Para a textura da vegetação eles tiraram um pouco a saturação da textura da folha para que se adaptasse melhor ao ambiente:

making-of-ssh-14-color-correction

Para os riscos vazados do telhado:

making-of-ssh-11-roof-leaks

Luz

A luz do projeto foi criado com um Vray Sun e um Vray Dome Light + HDRI da coleção do Peter Guthrie do 3DOcean.

making-of-ssh-16-1739-hdri

making-of-ssh-18-day-light

A iluminação à noite foi feita com o Peter Guthrie’s 1928 dusk sun HDRI.

making-of-ssh-17-1928-hdri-728x187

making-of-ssh-19-night-light

Renderização

Para a renderização foram utilizados as seguintes configurações:

making-of-ssh-20-render-setup

Pós-produção

A pós- produção foi feita no photoshop:

making-of-ssh-21-post

making-of-ssh-22-post

 

Imagens finais:

making-of-ssh-summer-house-1_mini making-of-ssh-summer-house-2_mini making-of-ssh-summer-house-3_mini making-of-ssh-summer-house-4_mini

E esse é o tutorial dos irmãos Maciulis. Você pode conhecer outros projetos deles acessando o site: www.3dstudija.lt. Se você quiser ver o post original onde eles falam desse projeto no site do Ronen Bekerman, é só clicar aqui e dar uma olhada!

É isso pessoal! Eu espero que esse tutorial tenha inspirado vocês e ajudado a criar cenas no 3DS Max. Se você sabe usar o 3DS Max, crie uma cena própria utilizando as dicas que foram dadas nesse tutorial! E se você ainda não aprendeu a mexer o 3DS Max, só tenho uma coisa a lhe dizer: Aprenda! O 3DS Max é o programa mais divertido e completo que existe para criar cenas em 3D! 😀

Lembrando que se você gostou desse tutorial, quer que outras pessoas vejam e também aprendam, é só clicar no botão de curtir ou compartilhar aqui embaixo!

Abs e até a próxima!

Marina

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