Não sei se se vocês já conhecem, mas recentemente o Archdaily lançou uma extensão para o google chrome que faz com que você ao abrir uma nova janela veja um projeto em destaque. Um dia desses eu abri e dei de cara com um projeto muito interessante, uma casa de uma só parede, projetada pelo arquiteto Christian Kerez.
-
Arquiteto:
Christian Kerez -
Equipe do projeto:
Christian Kerez, Jürg Keller, Andreas Skambas, Fumiko Takahama, Ute Burdelski, Ryuichi Inamochi -
Engenharia estrutural:
Schwartz Consulting AG, Zug, Joseph Schwartz -
Fachada:
Krapf AG, St-Gallen
O partido arquitetônico do projeto era de projetar uma casa para duas famílias com uma parede que dividisse a casa em duas metades, sendo que esta parede é a única parede em toda a casa. Isto implica em uma solução em que a parede não pode ser atravessada em qualquer local, ela tem que cumprir funções que são normalmente distribuídas em vários elementos arquitetônicos. Ela é a estrutura que suporta toda a carga do edifício e o único núcleo de instalação. Suas dobras definem os quartos e determinam, com a sua vista totalmente envidraçada, a divisão das duas unidades habitacionais.
O conceito simples e a arquitetura reduzida à um único elemento cria uma dependência substancial que por sua vez faz com que a construção seja muito complexa. Somente através desta dependência que a parede adquire um caráter atraente e convincente, embora por si só possa seguir qualquer curso escolhido.
A parede entre as duas unidades tem dobras para que o edifício não caia. É quando como a gente dobra um pedaço de papel para que ele possa ficar de pé. As dobras são diferentes de andar para andar, um quarto é côncavo enquanto o outro é convexo, um é plano enquanto o outro tem seções. A forma da parede se inverte em cada um dos quartos: de um lado tem uma curva saliente enquanto o outro é um nicho, de um lado é espaçoso enquanto do outro é estreito.
Cada andar é composto por um quarto. Apesar do espaço limitado, os quartos parecem longos e espaçosos. Eles são caros de uma forma extremamente econômica. Isso acontece por que o edifício se parece muito menor do lado de fora do que do lado de dentro. Há apenas uma área em toda a casa que está completamente fechada: o banheiro. Mas também emerge a partir da lógica da parede dobrada. O quarto possui uma porta de correr no armário embutido que é uma continuação da fatia de parede. Nem o guarda-roupa e nem o banheiro interrompem o progresso da parede; em vez disso, parecem expandi-lo e multiplicá-lo.
As paredes e a sua colocação variando de andar para andar, estão ligados por escadas que levam toda a profundidade e altura da casa de um lado para o outro. A escadaria em cascata é a tentativa final e talvez a mais importante para arrancar a clareza espacial e expansividade de um lote comum e espacialmente restrito.
-
Gestão da Construção:
BGS, Rapperswil -
Localização:
Witikon, Zurich, Switzerland -
Ano do projeto:
2007
Esta casa de uma só parede é um do projetos mais interessantes que eu descobri recentemente. Eu gostaria de ter visto ela antes, porque o projeto é realmente muito interessante. E vocês, o que acharam desse projeto? Comenta aqui embaixo a sua opinião!
E não esquece de curtir esse post se você gostou desse projeto. Em breve nós teremos mais apresentações de projetos aqui no blog.
Abraços e até a próxima!
Marina 🙂
1 comentário
Belo projeto, combina com o tempo frio.