Olá pessoas! Tudo bem com vocês?! Muitos de vocês vinham me perguntando se eu iria voltar a postar aqui no blog e a postar vídeos no canal. Tudo o que eu tenho a dizer é que SIM! Estou de volta agora com tudo e essa semana devo voltar com tudo aqui no blog e no canal.
Bem, as férias acabaram, as aulas voltaram e hoje eu trago para vocês um post onde falaremos um pouco sobre a principal ferramenta de representação de todo arquiteto: o desenho! Esse post é dedicado a todos os calouros de arquitetura e também para quem já está se aventurando no universo da arquitetura. Vamos lá então!
O desenho parece ser uma coisa muito fácil, a maioria das pessoas pensa que trata-se apenas de pegar um lápis e usá-lo em um papel. É tão fácil que até mesmo uma criança pode fazê-lo. Mas quando você experimenta, percebe que não é tão simples assim. O que pode ser mais frustante é você perceber que existem pessoas que não possuem nenhum problema ou dificuldade em fazer isso. Elas simplesmente vão e desenham o que querem, desde uma paisagem realista a cenas irreais e inimagináveis. E se você perguntar a eles, a resposta será a mesma: que o desenho é algo que pode-se ser aprendido como qualquer outra habilidade.
Mas por onde começar? Há perspectiva, luz e sombra, ferramentas diferentes, anatomia, gestos… E acima disso, você ainda tem que lutar contra as suas próprias ambições e expectativas que não são sequer conscientes. É tão fácil ficar frustado e desistir! Quantas vezes você já não fez um desenho, amassou o papel e jogou no lixo?
Hoje eu vou responder a esta simples pergunta: Como desenhar? Claro que não há uma resposta única, mas aqui eu pretendo mostrar para vocês o caminho. A forma como você irá trilhar este caminho depende unicamente de você. Se percorrê-lo, terá a oportunidade de aprender a desenhar, sem stress e decepção.
1. Mude a sua mentalidade
Não ser capaz de desenhar não te impede de ter opiniões e expectativas. Você pode pensar que é tudo uma questão de talento, que parece que o seu desenho nunca fica bom ou que está ruim e que por isso, desenho não é para você. Ou você pode dar aquela velha desculpa de que as ferramentas de desenho são muito caras, que você não desenha bem com aquele lápis mais barato. Você pode pensar também que talvez já seja tarde demais para começar a desenhar ou talvez que você simplesmente tem medo de ser ridicularizado.
Todas estas coisas não tem nada a ver com o nível de sua habilidade. Eles estão todos em sua mente. Você cria esses problemas para si próprio! Olhe para as crianças em seus desenhos. Eles na maioria dos casos não são bonitos, detalhados ou possuem um traçado próprio. Mas elas não se importam! Elas nunca se perguntam: ” Será que está bom o suficiente?” ou: “Será que o meu traçado está bom?” Elas somente desenham e sentem prazer em fazer isto.
Lembre-se: você não tem que ser bom em desenho. A maioria das pessoas não são, e não há nada de vergonhoso nisto. Mas se você quiser, você pode ser. “Eu não desenho porque eu não sou bom nisso” é apenas mais um desculpa. Você não vai ser bom se você não começar! Se você quiser desenhar, você deve mudar a sua mentalidade. Mudar de “eu não sei desenhar, porque …” para “Eu vou aprender a desenhar, apesar de …” E sempre que você precisar de uma motivação, lembre-se desta frase:
A persistência é o caminho do êxito.
– Charles Chaplin
Para começarmos o nosso caminho, vou apresentar para vocês o nosso primeiro tutorial sobre como desenhar uma pequena paisagem de pedras e plantas:














2. Mantenha-se humilde e seja honesto consigo mesmo
Mesmo quando você tomar esta decisão e começar a aprender, de vez em quando você pode ter dúvidas sobre o caminho em que você está. Você pode sentir que o seu progresso está sendo muito lento, ou que você não é bom o suficiente para mostrar a sua arte para os outros. E você quer ser tão bom!
Há duas coisas que você deve considerar. Em primeiro lugar, você é o seu pior crítico. Você nunca vai gostar do que você criou, porque você aprende enquanto você cria (o que lhe dá a sensação de “eu poderia ter feito melhor”). Muitos artistas profissionais se sentem assim! Quando eles reagem a um elogio com “Nah, não é tão bom”, não é falsa modéstia, eles realmente vêem todos os erros que cometeram.
Em segundo lugar, as outras pessoas têm direito às suas próprias opiniões. Eles estão totalmente autorizados a não gostar de seus desenhos. Mas quer saber? Tudo bem! As críticas sempre virão uma hora ou outra, podendo elas serem boas ou ruins. Você não pode ficar com raiva das críticas, pelo contrário, use-as para fazer algo melhor e se aprimorar cada vez mais. Se alguém diz “Seu traçado é uma porcaria”, ignore-o. Isto é a opinião desta pessoa, então por que você deveria se preocupar? Mas se alguém diz “Use a sombra aqui, esfume melhor ali, reforce um pouco aqui, use mais de um tipo de lápis”, esta é uma dica para você. Agora você sabe o que você no que pode melhorar.
O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
– José de Alencar
Com esta frase vamos para o nosso segundo tutorial: como desenhar um pinheiro!












3. Trabalhe devagar
Você quer desenhar coisas grandes: animais de fantasia e retratos bonitos do seu animal de estimação. Sua cabeça está cheia de ideias, mas você simplesmente não tem habilidade suficiente para trazê-los à vida. Mas você não para de tentar, apesar de tudo. Afinal de contas, as pessoas te dizem que você só precisa desenhar mais para conseguir chegar lá!
Isto pode ser uma coisa difícil de se fazer, mas você precisa desacelerar. Desenho não é uma habilidade única que você pode simplesmente aprender “a desenhar esta ideia que eu tenho agora mesmo”. Assim como a sua primeira aula de direção não seria de ganhar uma corrida, você deve começar com mais habilidades básicas antes de enfrentar essa grande ideia.
Comece devagar e desenhe algumas coisas fáceis apenas para relaxar. Lembre-se, há um longo caminho a frente. Não tome atalhos que vão se tornar em pedras mais tarde. Não finja que você pode fazer algo apenas para seguir em frente. As lacunas em seu conhecimento irão se acumular e em breve você vai encontrar-se sobrecarregado com problemas que não têm nenhuma ideia de como consertar.
Corrigir problemas à medida que ocorrem. Não deixá-los para mais tarde e não varrê-los para debaixo do tapete. Trabalhar com eles individualmente e seguir em frente somente após encontrar a solução. Isto vai lhe poupar frustração e vai fazer você aprender mais rápido no final!
Para ver o seu progresso claramente apesar de ir devagar, você pode criar um diário:
- o que você quer estudar e quando
- quais os problemas que você resolveu e como
- o que é bom e ruim sobre seus desenhos recentes
- o que você pode fazer para ser melhor
Você pode usá-lo como um diário de suas experiências artísticas, ou como um verdadeiro organizador da sua aprendizagem. A escolha é sua!
Vamos agora para o nosso próximo tutorial: como desenhar uma perspectiva com dois pontos de fuga:
4. Compreenda a sua imaginação
A psicologia distingue dois processos de memória que devemos estar interessados: reconhecimento e recordação.
- Quando você reconhece algo, você compara o que você vê em uma memória guardada anteriormente.
- Quando você lembra de algo, você traz uma memória guardada anteriormente.
Quando você começa a desenhar um cavalo com a sensação de que você sabe como desenhar um cavalo, a sua confiança muitas vezes vem de suas habilidades de reconhecimento. Você pode saber o suficiente sobre como é um cavalo a ponto de reconhecê-lo quando vê um, mas não o suficiente para desenhá-lo.
Nós não precisamos de muitos dados para reconhecer algo. Você vê pernas longas, uma cabeça longa, orelhas pontudas, uma cauda peluda e você sabe que é um cavalo. Para desenhar um cavalo de forma realista, você precisa mais do que isso. Você precisa de certos valores- o comprimento exato de pernas em sua escala escolhida, as proporções exatas entre eles e o torso, a forma exata das articulações. Desenho de imaginação não é muito mais do que o desenho da memória. Por isso é importante que você vá além da memória para conseguir fazer um desenho mais realista.
Tutorial de como desenhar um olho realista:
Conclusão
Pode ser chocante para um aspirante a artista ver o quão complicado desenho é e quantas habilidades individuais ele requer. Mas se você seguir esses passos, você não se sentirá sobrecarregado! Vamos lá:
- Mude a sua mentalidade: compreenda os preconceitos e mitos que você espera.
- Seja humilde e seja honesto consigo mesmo: não finja que sabe desenhar apenas para ouvir elogios.
- Trabalhe devagar: não tente aprender tudo em uma semana / mês / ano; organize o seu trabalho e aprenda uma coisa de cada vez. Aprenda a desenhar precisamente linhas simples antes de ir para paisagens realistas e rostos.
- Compreenda a sua imaginação: você pode pensar que você sabe, mas isso não significa que você realmente sabe! Lembre sempre de trabalhar com profundidade, compreenda o espaço e os objetos. Tente publicar a sua arte em sites e entre os seus amigos para receber críticas!
- E lembre-se: divirta-se desenhando!
Bem pessoas, eu espero que esse post tenha sido útil para vocês! Lembrando sempre que se você quiser acompanhar os posts novos aqui do blog, é só acompanhar o blog no facebook e aproveitar para dar uma passada lá no canal, onde tem alguns vídeos e tutoriais bem legais!
É isso! Lembrando sempre que se você gostou desse post é só clicar em curtir aqui embaixo!
Abraços!
Marina 🙂
Crédito dos desenhos dos tutoriais: design.tutsplus.com