Olá pessoas! Hoje nós vamos falar um pouco sobre maquetes. Para aqueles que me acompanham no instagram, sabem que semana passada eu postei uma foto de uma maquete que eu fiz para a matéria de projeto executivo. Fazendo a maquete eu tive a ideia de compartilhar com vocês algumas dicas, instrumentos e materiais mais utilizados na hora de fazer maquetes!
Lembrando que essa é a primeira parte de uma série de posts sobre maquetes aqui no blog. Em breve eu colocarei mais conteúdo sobre esse tema aqui no blog.
Pois bem, vamos lá:
1. Instrumentos
- Para corte: Tesoura, régua e esquadros de aço, estiletes e em alguns casos bisturi. Lembrando sempre que a lâmina dos estiletes devem ser substituídos continuamente enquanto você faz a maquete. Sério, isso faz toda a diferença no acabamento.
- Para o acabamento: Folhas de lixa (na maioria das vezes usamos as mais finas), lapiseiras com bico metálico e pinças. Para usar as lixas a dica é colar em uma superfície rígida (como papel pluma ou madeira).
Alguns instrumentos você consegue em qualquer papelaria, mas é importante que você compre um estilete bom porque você fará muitos cortes, colocando muita força no estilete. Então vale a pena investir em um bom. Também é útil ter dois tamanhos, o mais fino e o mais grosso, porque o fino você vai usar em maquetes de dimensões pequenas e o grande para grandes cortes, como na base da maquete e na topografia. E quando for comprar, vale a pena comprar já um conjunto de lâminas (aquelas quem vem umas 10), porque cada maquete que você fizer pode ser que você gaste uma lâmina inteira.
2. Colas
As colas são diferentes de acordo com o tipo de material:
- Cola vinílica: É aquela cola branca comum. Não são indicadas para colagem de cartolina porque como são à base de água, vão fazer com que fiquem enrugadas. O melhor uso é para a madeira.
- Cola com solvente: É uma cola com secamento rápido, com solvente derivado do petróleo, é indicado para colagem de papéis, pluma, plástico e madeira. É utilizada mais para superfícies de pequenas dimensões.
- Cola em spray: Pode ser a removível ou a permanente. Muito utilizada em terrenos para a colagem dos níveis, porque fixa rapidamente as folhas de grandes dimensões.
Ainda existem colas cianídricas, que são extremamente resistentes, muito utilizadas para materiais plásticos; e o clorofórmio, utilizado exclusivamente para o isopor, normalmente é aplicado com pincel porque costuma derreter o material quando aplicado em grande quantidade.
Dica: Existe uma cola básica, a cascorez, ela é branca e eu pessoalmente uso ela para quase tudo. Quando você comprar, ela vai vir em um tubão e pode ter certeza, vai durar a faculdade toda. Então vale o investimento.
3. Materiais
- Chapas opacas: Cartão pluma, isopor, papel craft, cartolinas lisas e rugosas e cartões ondulados (papelão).
- Chapas transparentes: plexigas e acetato grosso.
- Madeira: Folhas de balsa, laminados (chapas finas para revestimento), perfis para modelismo de várias seções (perfis redondos, quadrados, modulares, em H e L) – normalmente são vendidas em lojas de modelismo.
- Metais: Os metais normalmente são utilizados no acabamento. As chapas (normalmente cobre) são vendidas nas lojas de tintas.
- Esponjas e poliuretano: Esponjas naturais, liquens, esponjas vegetais, esponjas artificiai e poliuretano expandido (espuma de colchões).
Exemplos:
Dica: Se você quiser fazer as árvores de metais ou madeira, também é possível. As de metal são bem fáceis, basta juntar vários pedaços de metal, fazer um cacho e depois modelar os galhos. Se for de madeira basta cortar diversos tamanhos e juntá-los na hora de fixar na base da maquete.
4. Sites para compra online de materiais
Se você precisa de algo específico e não está encontrando, talvez online você encontre:
- https://www.oprojetista.com.br
- https://www.koralle.com.br
- http://www.casadaarte.com.br/materiais-para-desenho
- http://www.artcamargo.com.br
- https://www.papelero.com.br/des-tecnico-artistico
Galeria de imagens de maquetes:
É isso pessoas! Eu espero que esse post ajude quem está precisando de dicas sobre maquetes! Lembrando que teremos mais posts sobre esse tema, então fiquem atentos! Eu sempre compartilho os posts do blog na página do facebook, então entra lá e segue a página para ficar por dentro das novidades!
E lembrando sempre que se você gostou desse post é só dar um like aqui embaixo!
Abraços e até a próxima,
Marina 🙂
3 comentários
Muito bom, fazer maquete é sonhar, praticar a realidade.
MUITO BOM.
[…] http://marinaaraujo.arq.br/guia-util-sobre-maquetes-dicas-instrumentos-e-materiais/ […]