Oi galera! Como vocês sabem, eu amo trabalhar com manipulação de imagem no photoshop. E um dia desses dando uma olhada no blog do Alex Hogrefe eu vi um post onde ele mostra um making of de como foi fazer essa imagem no photoshop! O trabalho do Alex é simplesmente incrível, se você gosta de representação de arquitetura definitivamente você deveria dar uma olhada no blog dele!
Pois bem, nessa imagem, Alex quis se divertir um pouco no photoshop e criar algo que transmitisse a escala do projeto. Uma espécie de imagem Grand Finale. Ele já havia criado várias imagens mostrando vários ângulos, mas nada que conseguisse mostrar a totalidade do projeto. Sendo assim, ele escolheu uma visão que pegaria um pouco do horizonte, mas também mostraria a água batendo na rocha ao pé do penhasco. Por causa dos parâmetros do ponto de vista, ele não conseguiu uma imagem área que pegasse toda essa ideia. O jeito então foi criar uma imagem do zero. Abaixo está um rápido making of do que ele fez:
1. Modelo do Sketchup
Acima é o modelo do Sketchup mostrando a altura total do penhasco para que o ajudasse a dimensionar corretamente as texturas no Photoshop.
2. A renderização básica
Acima é a renderização básica do V-Ray. Foram colocadas algumas luzes para iluminar o interior e destacar algumas fachadas exteriores. A apresentação final tinha uma resolução de 6000px x 3333px. A resolução foi pouco maior do que a que ele normalmente usava para renderizar porque ele queria manter o máximo de detalhes que pudesse com o projeto em si, já que este é pequeno em relação ao tamanho total da imagem.
3. Contexto
O primeiro passo na criação de contexto está em escolher uma tonelada de imagens. Foram escolhidas a cerca de 50 imagens das falésias na Islândia que cobriram todos os diferentes cenários na cena. Alex passou mais tempo escolhendo as imagens do que realmente unindo-as no Photoshop!
4. Primeiro plano do penhasco
Ele começou com o precipício do primeiro plano uma vez que este interage mais com a arquitetura e informaria como o resto da imagem seria composto. A parte mais difícil foi encontrar uma imagem com uma resolução alta o suficiente e no ângulo correto. Ele acabou usando três imagens diferentes e distorceu-as um pouco para coincidir com a perspectiva.
5. Fundo e água
Uma parte muito importante desta imagem foram as ondas quebrando na base do penhasco. Mais uma vez, era difícil encontrar algo no ângulo correto e com a quantidade certa de energia das ondas. Ele combinou duas imagens diferentes do oceano para obter a aparência que queria. Também acrescentou algumas falésias no fundo para quebrar a linha do horizonte e dar alguma profundidade à ilustração.
6. Grama e céu
A grama foi adicionada no final para juntar todas as diferentes texturas penhasco. A grama em si foi composta de três imagens diferentes copiadas e clonadas muitas vezes. Um céu crepúsculo simples foi adicionado para completar o contexto.
7. Escuridão
Depois de completar o quadro, ele poderia começar a ajustar os tons gerais. Foi adicionada uma sobreposição de cinza / azul para escurecer tudo, exceto o céu. Também foram ajustados os níveis da imagem do projeto para escurecer o exterior e perfurar até a luz no interior. A melhor descrição desta técnica de escurecimento pode ser encontrado neste post no blog do Alex.
8. Detalhes
Nesta etapa, ele passou algum tempo ajustando os tons da fachada e adicionando manualmente novas luzes. Isso ajudou a destacar as fendas no solo assim como ativou espaços importantes, tais como a grande escada indo até a plataforma de observação. Também foram adicionadas pessoas, o jardim na varanda, mais textura ao interior e caminhos que levam para longe. Mais informações sobre a técnica de luz adição manual também pode ser encontrado nesse post no blog do Alex.
9. Atmosfera e cor
Com os detalhes no lugar, ele começou a experimentar diferentes condições atmosféricas. A chave aqui é ser sutil. É fácil exagerar com o nevoeiro e nuvens, mas com esta imagem, ele só queria dar a dica de algum nevoeiro rolando a partir do oceano. Também foram inseridas mais sobreposições de cores e mudou-se longe os tons de roxo para tons azuis.
E então, o que vocês acharam do trabalho do Alex? Não é incrível o que ele faz com o photoshop?!
Lembrando como sempre que se você gostou desse making of, é só clicar em curtir aqui embaixo!
Abraços e até a próxima!
Marina 🙂
2 comentários
Show!
Sensacional!!