Essa semana eu estava conversando com uma estudante da FAU-UFRJ e ela estava me perguntando qual programa eu indicaria para renderizações. Essa não foi a primeira vez que me fizeram essa pergunta, respondi o que já havia falado antes para outras pessoas: considero o 3DS Max + V-ray a melhor combinação para renderização. Mas muitas pessoas que me fazem essa pergunta estão começando agora a trabalhar com renderização. Nesse caso eu indico sempre começar com o Sketchup + V-ray. Primeiro porque o Sketchup é uma ferramenta popular, a maioria dos estudantes começa a trabalhar com 3D através do Sketchup. Então fica mais fácil o processo de aprendizagem do V-ray quando você já tem familiaridade com o programa principal. Sendo assim, como eu sei que uma boa parte da galera que acompanha aqui o site trabalha com Sketchup, eu venho trazer hoje um tutorial bem interessante que eu vi no site do Ronen Bekerman. O tutorial é uma espécie de making-of explicando todo o processo de criação de um ambiente intitulado “Renascença”. Bem, vamos lá!
Para começar, o autor desse incrível making of é o Javier Wainstein. Ele é estudante de desenho industrial em Buenos Aires, Argentina. Você pode conhecer o portfólio dele no Behance clicando aqui e pode também conhecer melhor o trabalho dele através do site, que você pode acessar clicando aqui!
Inspiração
Como muitos de vocês já devem ter percebido, normalmente nós sempre iniciamos o processo de criação de um cenário buscando um pouco de inspiração. O Javier é um grande admirador do trabalho do designer Piet Boon. Um dos projetos que ele usou como inspiração do Piet foi o restaurante The Jane.
Modelagem 3D
Para começar, ele baixou do 3D Warehouse um modelo bem simples chamado de “Loft”. Ele escolheu esse modelo por se adequar bem ao que ele tinha em mente:
Para dar um toque mais pessoal ao projeto, Javier começou a fazer algumas modificações no modelo, para que se adequasse ao ambiente que ele queria criar:
Móveis e objetos de decoração
Uma vez terminado o projeto espacial, ele começou a parte mais divertida: A decoração do espaço! A maioria dos itens foram baixados da biblioteca do 3D Warehouse, mas também tiveram alguns itens que foram pagos. Esses objetos pagos vieram do Design Connected e do model+model.
Para a iluminação, ele queria algo que chamasse atenção, que fosse moderna e grande. A luminária perfeita foi encontrada no Design Connected. O modelo foi o Townsend Design Orbit Chandelier.
Para as cadeiras, foram utilizados dois tipos de tipologias, uma mais clara e outra mais escura.
Textura e materiais
Para definir as texturas e materiais Javier trabalhou, é claro, com o V-ray. Essas foram as configurações dos materiais:
A maioria das texturas foram tiradas do google images. Algumas outras foram tiradas do Evermotion e do Arroway Textures.
Iluminação
A luz é a parte mais importante do render. Se a luz não é bem configurada, dificilmente você terá um bom resultado. Depois de um bom tempo praticando, Javier descobriu que é muito útil se utilizar de HDRI em ambientes internos. O que ele gosta em particular é do VIZPARK – HDRI NO. 19
O ambiente foi configurado para ser de clima suave, sem luz direta do sol e sombras muito fortes.
Para criar uma atmosfera quente para a cozinha, ele usou duas luzes esféricas do V-ray.
Para finalizar, foi utilizada uma luz retangular para adicionar um pequeno toque de luz ao bar.
Bem, essa foi a configuração da luz do dia. Para a luz noturna, foi utilizado a luz HDRI No. 04 do VIZPARK.
Para as luzes genéricas foram utilizadas luzes esféricas do v-ray, com uma cor quente:
Foram também adicionadas luzes esféricas em cima das mesas:
Renderização
Para a renderização, foram utilizadas as seguintes configurações:
Pós- produção
Para a pós-produção foram configurados basicamente as cores, os tons e os contrastes. Nessa imagem em particular foram adicionadas também algumas luzes em forma de brilho no photoshop.
Imagens finais:
Bem gente, é isso! Eu espero que isso ajude o pessoal que está começando agora e precisa de tutoriais para começar a trabalhar com renderização no sketchup. Para essa galera que está começando, eu recomendo que leia esse post com calma e tente aplicar as configurações que foram utilizadas no cenário para começar a entender como as coisas funcionam no v-ray!
Lembrando que você pode acessar o post original dese tutorial clicando aqui.
E se você gostou desse post, fique à vontade para curtir aqui embaixo e compartilhar nas redes sociais!
Abs e até a próxima!
Marina 🙂
1 comentário
Adorei o mini tutorial, você poderia reproduzir conosco, compartilhando links e agregando informações vagas até mesmo no tutorial original!