Home Arquitetura Guia completo sobre como obter a Licença de Arquitetura nos EUA

Guia completo sobre como obter a Licença de Arquitetura nos EUA

por Marina Araújo

Olá pessoal! No post anterior que eu fiz aqui no blog eu expliquei como nós brasileiros podemos nos inserir no mercado de Arquitetura dos EUA. Esse post ajudou diversas pessoas e desde quando eu escrevi o post eu tenho recebido diversas perguntas e dúvidas sobre como funciona o processo de tirar a licença de Arquitetura nos EUA.
Bem, eu resolvi então nesse post mostrar todo o processo que eu fiz e estou fazendo para tirar a minha licença. Espero que as informações aqui esclareçam as dúvidas de vocês sobre todo esse processo! Vou explicar com calma, então leiam com calma esse post para vocês não se perderem no processo.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Vamos começar com o básico:

  • Você só deve começar esse processo de você REALMENTE deseja se tornar um Arquiteto licenciado nos EUA (caso você queira ter o título de Arquiteto e caso você queira assinar projetos).
  • Você vai ter que ter o seu CAU ativo para começar o processo e fazer a validação do seu diploma.
  • Eu aconselho fortemente você considerar tirar a licença caso você pense em ter um escritório no futuro, caso você queira trabalhar em firmas grandes daqui (a grande maioria vai requerer uma licença para você continuar avançando na sua carreira como arquiteto) ou caso você simplesmente queira ter o título de Arquiteto (imagina uma vida inteira sem poder usar esse título? #chora).
  • Eu também recomendo você começar o processo SOMENTE depois de ser contratado por um escritório daqui ou poucos meses antes de ser contratado. É sempre melhor quando você já está trabalhando aqui porque normalmente as empresas dão muito incentivo para quem quer tirar licença, como pagamento de taxas, pagamento de cursinhos online, materiais de estudo, bônus após aprovação e horas de trabalho pagas para você estudar. Na Perkins&Will onde eu trabalho, eles pagam todas as provas que você passar, como também 40 horas para estudar, dois cursinhos online e um bônus de 2 mil dólares após você terminar o processo. No meu caso eles também pagaram 50% do valor do meu NCARB certificate (vou explicar mais adiante).
  • É importante você manter em mente que será um processo demorado do início até você cumprir todos os requerimentos. O tempo varia muito de pessoa para pessoa, tem gente que tem 5 horas para estudar por semana enquanto outros tem 40 horas para estudar por semana. O tempo vai depender do seu esforço.
  • O requerimento para você tirar a sua licença é basicamente: passar nas 6 provas e obter as horas de experiência.

PASSO 1: CRIAR O SEU NCARB RECORD

A primeira coisa a fazer é criar um record no site da NCARB. Você vai entrar NESSE LINK e vai criar um record com as suas informações. Depois de criado você vai entrar no site e vai ver esse painel:

Você vai então clicar em NCARB Record para estabelecer um record. Você vai inserir todos os seus dados e ao final você irá pagar a taxa de $100 para manter o seu record ativo no site da NCARB, isso fará que você tenha acesso ao seu progresso durante 1 ano. Se em 1 ano você não terminar todo o processo, você terá que continuar renovando até terminar o processo e obter a sua licença. Você receberá um email de confirmação do seu NCARB Record.

Após finalizar esse processo de cadastro, no site você terá a opção de selecionar como você vai proceder como um Arquiteto estrangeiro. O caminho que usamos como Arquitetos Brasileiros é pelo FOREIGN ARCHITECT PATH porque ao nos formarmos no Brasil nós recebemos já o CAU e podemos assinar projetos. Portanto nós somos considerados Arquitetos licenciados no Brasil. A partir daqui você já pode computar horas de experiência (PASSO 3). O próximo passo é fazer a contabilização das horas e passar no Requerimento de Educação.

Image description: A flow chart that starts with the question, "How can international applicants earn a license in the United States?" For detailed image description, see paragraph "Flow Chart Full Text"

 

PASSO 2: ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS E DO CAU

O segundo passo é voce enviar a documentação da faculdade e do CAU. Para isso, você vai entrar no site do SICCAU. Gere primeiro a Declaração Negativa de Antecedentes Ético-disciplinares, porque você vai ter que anexar no protocolo (você encontra essa declaração na aba de declarações).
Depois vá em Protocolo -> Cadastrar Protocolo -> Assuntos Internacionais -> NCARB (EUA) e na descrição coloque o número do seu NCARB (NCARB Record Number), descrição e anexe a declaração.  No meu caso eu enviei em Outubro de 2022 e foi recebido pela NCARB em Novembro de 2022. Essa parte do CAU é a parte do Credential Verification Form, o CAU é quem preenche esse form. Todas essas informações estão no site da NCARB nesse link.

Agora que você fez essa parte do CAU, você vai ter que enviar para o NCARB o seu histórico traduzido com tradução juramentada. Eu enviei o histórico e diploma só para não ter problemas. Você não pode enviar diretamente para eles, a sua faculdade ou a empresa de tradução é quem vai poder enviar para eles. Peça para eles enviarem o documento original + a tradução para o email da NCARB: transcripts@ncarb.org (eu também enviei uma cópia para o foreignarchitect@ncarb.org) e peça para eles informarem que receberam o seu histórico em um documento SELADO (isso mesmo).
Agora você vai esperar com bastante calma até eles finalizarem o processo de analisar os documentos do CAU + o seu histórico (no meu caso demorou 4 meses) – essa é a parte de validação do seu diploma. Após eles finalizarem, você terá que pagar a taxa para ser apto para de fato começar o processo de obter a sua licença (provas + horas de experiência) – eu paguei $1100.

 

É MUITO importante manter em mente que após terminar todo o processo você terá que escolher a sua jurisdição, e cada jurisdição tem as suas próprias regras. Como usamos o Foreign Architect Path, a nossa jurisdição inicial vai ser sempre o Brasil, e ao finalizar o processo nós iremos receber o NCARB Certificate (na verdade esses $1100 é justamente para o NCARB Certificate). Com o certificate você pode aplicar diretamente para qualquer jurisdição (estado)  e fazer depois recriprocidade para outros estados. Você vai precisar vefiricar os requisitos de cada estado, alguns pedem mais coisas foram o NCARB Certificate.
Exemplo: Eu estou na Geórgia e aqui eles aceitam o NCARB Certificate, mas eles tem requisito adicional que é eu ter uma licença em algum outro estado. Então basicamente, eu vou terminar todo o processo com a própria NCARB, aplicar para uma jurisdição que não tenha a exigência de estado (Maryland e Utah são duas opções) e vou ter uma das duas como minha jurisdição inicial, para depois fazer uma reciprocidade para a Geórgia. PS. É bom verificar no site do estado os requerimentos específicos, esses requerimentos não vão estar no site da NCARB.


Eu aconselho você ter em mente os requerimentos do estado na qual você deseja fazer reprocidade. Nesse link eles mostram o mapa dos EUA com todos os requerimentos por estado. Vale a pena dar uma conferida.

 

PASSO 3: INSERIR AS SUAS HORAS DE EXPERIÊNCIA (AXP)

Vamos lá: Agora que você passou dessa parte burocrática de CAU e Educação, você está no mesmo barco de todo mundo, americanos e estrangeiros, que estão no caminho de tirar a licença. Para ser apto a tirar a sua licença, você vai ter que comprovar 3740 horas de experiência em 6 áreas (que são as mesmas áreas das provas): Practice Management, Project Management, Programming & Analysis, Project Planning & Design, Project Development & Documentation e Construction & Evaluation.

A NCARB oferece um guia para a AXP demostrando como você pode obter essas horas. Para você ter uma ideia do que cai de experiência dentro de cada área, eu recomendo você dar uma lida nas páginas 8 -13 do Guia da AXP clicando nesse link. As horas de experiência são distribuídas por área:


A parte difícil é quando você começa a ter várias horas em Project Planning & Design, por exemplo, e começa a ter dificuldade de conseguir horas em Construction Evaluation, por exemplo. Por isso o ideal é você conversar com o seu supervisor (arquiteto licenciado daqui que vai comprovar essas horas no sistema para você) antes de começar todo o processo de contabilização de horas.
Pois bem, a grande pergunta é: Todas essas horas precisam ser feitas nos EUA? A resposta é: Não! Metade das horas podem ter sido feitas no Brasil, mas a outra metade precisa ser feita aqui.
Basicamente o NCARB divide as horas em dois settings: Setting O e Setting A. O Setting O são experiências que você pode ter adquirido sob a supervisão de um arquiteto no Brasil, ou em um estágio de interiores, ou em um trabalho de acompanhamento de obras, existem algumas opções que se encaixam no Setting O. Mas basicamente você vai precisar de alguém do Brasil que trabalhou com você no Brasil para “assinar” essas horas no site da NCARB. Não existe o prazo de 5 anos que é aplicado para quem não faz o Foreign Path, ou seja, você pode enviar a sua experiência dos últimos anos, mesmo que seja além desse período de 5 anos. Existem outras formas de obter horas, como participar em concursos aqui, por exemplo. Aconselho você ler a página 16 do Guia da AXP.
Existe uma questão de requerimento de tempo para você submeter as horas, você só pode submeter as horas de até 8 meses atrás para obter 100% das horas, enquanto horas submetidas há mais de 8 meses serão computadas apenas como 50% da horas. PORÉM ESSA REGRA NÃO SE APLICA À QUEM FAZ PELO FOREIGN PATH. Se você submeter horas antes de obter a sua aprovação do processo do PASSO 2, o sistema vai mostrar apenas 50% das horas, mas depois que você pagar a taxa e tudo for aprovado, você receberá 100% das horas.
Para computar as horas, você irá irá entrar no site e em Experience você irá colocar todas as horas trabalhadas e o email do seu supervisor. Essa pessoa irá receber um email da NCARB pedindo para ela se cadastrar no site, informando os dados pessoais e número do CAU. Com isso essa pessoa verá uma notificação das horas que você enviou e poderá aprovar ou reprovar as horas que você computou dentro de cada área.
Para a outra metade das horas, você precisará trabalhar sob a supervisão de um Arquiteto registrado dos EUA. Se você trabalhar pelo menos durante 1 ano em período integral você conseguirá computar essas horas. Caso você não tenha nenhuma experiência do Brasil, você terá então que trabalhar pelo menos 2 anos para computar todas as 3740 horas.

PASSO 4: PASSAR EM TODAS AS PROVAS (AREs)

O passo 4 é o mais difícil mas fé em Deus, fé em Deus… Bem, após você terminar o processo do passo 2, enquanto você computa das horas você poderá agendar as provas. Você vai ter que passar nas 6 provas para obter a sua licença, até o início desse ano existia um requerimento de fazer tudo em 5 anos mas #grazadeus eles removeram esse requerimento, então não existe mais uma deadline para você passar em todas as provas. Você só precisa passar. PS. Alguns estados ainda estão em processo de aderir à essa nova regra, então vale a pena checar os requisitos da sua jurisdição para ter certeza que eles removeram a regra do rolling clock. Nem todos os estados aderiram à essa nova regra.


Eu tirei esse print antes de agendar as minhas provas para vocês terem uma ideia de como é o painel com os dados de cada prova. Você pode marcar as provas para serem feitas online ou em um centro de testes, caso você escolha fazer online você poderá marcar um appointment de 30 minutos para confirmar se você atende à todos os requisitos no espaço que você for fazer o teste (eles irão revisar a sua escrivaninha, o espaço em geral e vão te informar se está tudo certo para a sua prova). Cada prova tem um número de questões, tempo de break e tempo de prova, de acordo com a tabela abaixo:
Practice Management (PcM): 65 questões, 2:40 min de prova e 30 min de intervalo
Project Management (PjM): 75 questões, 3h de prova e 30 min de intervalo
Programming & Analysis (PA): 75 questões, 3h de prova e 30 min de intervalo
Project Planning & Design (PPD): 100 questões, 4h e 5min de prova e 45 min de intervalo
Project Development & Documentation (PDD): 100 questões, 4h e 5min de prova e 45 min de intervalo
Construction & Evaluation (CE): 75 questões, 3h de prova e 30 min de intervalo

Você pode pedir uma acomodação como sendo um indivíduo que tem o inglês como segunda lingua.Você pode fazer as provas na ordem que achar melhor. Existem certas combinações que são mais comuns. Conversando com muita gente do escritório, eu vi que essas são as combinações mais comuns:

PjM e PcM -> PA -> PPD, PDD e CE
PA -> PjM e PcM -> CE -> PPD e PDD
PjM, PcM e CE -> PPD e PDD -> PA

Como vocês podem ver, normalmente a gente faz PjM e PcM juntos porque existe muito overlap entre o conteúdo das provas. CE e PA normalmente são feitos separados, porque abordam conteúdo mais extensos, enquanto PPD e PDD são feitos juntos porque também tem overlap de conteúdo. É normal fazer as provas juntas na mesma semana ou em duas semanas, enquanto as provas separadas (como PA e CE) são feitas com um espaçamento de 2 – 3 meses.
Você pode agendar as suas provas e reagendar em até 48 horas antes sem custo algum. Os custos de cada exame estão na página 15 do ARE 5 Guidelines.  É normal você não passar nos testes. Caso isso aconteça, não desista, continue estudando e agende novamente a sua prova.
Sobre os materiais de estudo, você pode estudar através de livros, cursinhos, bootcamps, vídeos do Youtube e pelo próprio material disponibilizado pela NCARB.
Muito provavelmente você terá que combinar diversos recursos de estudo para passar nas provas. Os três cursinhos mais conhecidos são o Black Spectacles,  o Amber Book e o Hyperfine ARE 5.0. Os livros do Ballast e do Ching são muito bons para estudo (existem muitos outros livros, vou atualizando esse post confirme eu vou estudando),  juntamente com os vídeos da NCARB no canal deles no Youtube.

É muito importante que você entenda qual método de estudo funciona com você. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Outro passo extremamente importante é você fazer um plano de estudos realístico, que se adeque com a sua rotina de trabalho. Faça esse processo todo ao seu tempo, não se compare com os outros e foque em desenvolver o seu conhecimento como arquiteto.
Bem, é isso pessoal! Eu espero de verdade que esse post tenha esclarecido as dúvidas de vocês sobre o processo de tirar a licença! Não esqueçam que o site da NCARB tem diversos conteúdos relacionados à licença, a grande maioria foi linkada nesse post.
Não esqueçam de curtir esse post e enviar para os amiguinhos que estão também pensando em tirar a licença aqui nos EUA!
Boa sorte e sucesso na jornada!
Abraços,
Marina

0Shares

Fique por dentro dos novos posts!

Prometo não fazer spam (nem tempo eu tenho para fazer isso).

Já deu uma olhada nesses posts?

7 comentários

rodolfo 1 de agosto de 2023 - 13:09

Bom dia, muito legal estas informações. Porém minha duvida é, se eu ja sou arquiteto no Brasil, tenho meu proprio escritorio a mais de 10 anos. Como vou comprovar as horas?

Rod.

Reply
Marina Araújo 11 de setembro de 2023 - 11:51

Oi Rodolfo!
Você precisará ter algum outro arquiteto no Brasil que tenha trabalho com você para assinar as suas horas.
Você como arquiteto não pode assinar as suas próprias horas, o NCARB exige que seja assinado por um outro profissional licenciado. Essa pessoa irá se cadastrar no site da NCARB para ser o seu “supervisor” e poder comprovar que você fez as horas.
Abs!
Marina

Reply
Erica martins 3 de outubro de 2023 - 07:24

Oie Marina! Muito bom seu post, me ajudou muito a entender o processo. Em relação a tradução do seu diploma e transcrito dos estudos, você tem a empresa que vc utilizou? Como vc encontrou? Eu sou da Bahia e queria saber de uma empresa confiável pra poder começar o processo! Muito obrigada

Reply
Marina Araújo 19 de janeiro de 2024 - 12:02

Oi Erica!
Desculpe pela demora em responder. Eu usei a Litero Traduções, uma empresa de tradução do Rio de Janeiro. Eles enviaram toda a minha parte de tradução diretamente para a NCARB!

Reply
Alexis Gazzoli Jr 16 de outubro de 2023 - 17:11

Obrigado Marina por esse post! Muito bom!

Reply
Carrie 22 de dezembro de 2023 - 04:28

Oi! Que post bom!! Tenho uma dúvida- tenho trabalhado aqui nos EUA por 5 anos, mas não tinha meu CAU no Brasil (tá em andamento agora..). Eu ainda não recebi meu número do CAU. Minha pergunta é: começo a logar minhas horas antes de receber o número ou espero um pouquinho e só posto depois de ter a licença no BR? Thanks 🙂

Reply
Marina Araújo 19 de janeiro de 2024 - 12:04

Oi Carrie!
Você pode sim já colocar as suas horas. A parte do CAU trava no processo do Foreign Path para vc ser apto para fazer as provas das AREs. Mas você pode já fazer essa parte toda das horas antes de começar a parte das provas, que é esse processo de aprovaçao do Foreign Path.

Reply

Deixe um comentario