Diagramação Dicas

5 Dicas para diagramar pranchas com muito conteúdo

1 de outubro de 2016

Olá pessoas! Já faz um tempo que eu venho pensando sobre compartilhar com vocês dicas sobre pranchas com muito conteúdo, principalmente aquelas pranchas sobre alguma análise de obra, que na maioria das vezes fazemos para disciplinas teóricas.

Nesse post eu vou utilizar um trabalho que eu fiz período passado na disciplina de História da Arquitetura e da Arte. Essa análise eu fiz em dupla, com a minha querida Jéssika Lagarde.

Vamos lá:

1. Utilize uma grade

A primeira dica básica que eu posso dar para vocês é relacionada à grade de diagramação. Eu já comentei um pouco sobre isso nesse post e volto a repetir que isso é fundamental para qualquer diagramação. O primeiro passo para fazer uma boa diagramação é trabalhar com a grade para estruturar bem o conteúdo.

13867055_1233273913350641_514554696_n

 

2. Atente ao tipo da fonte e ao tamanho e alinhamento do texto

Um dos fatores que mais me incomodam ao ver uma prancha com muito texto é quando a fonte utilizada é pouco legível ou ou muito pequena. Tente ter em mente em utilizar uma fonte legível e variar entre uma ou duas fontes nos títulos. Outro ponto importante é se atentar ao alinhamento do texto. Deixar justificado é a melhor opção quando se trabalha com diagramação em formas regulares (como na imagem abaixo).

trabalho-haa_pagina_2

 

3. Equilibre o conteúdo de texto e imagens

Quando for trabalhar com textos e imagens, tente alinhar o texto à grande de diagramação e as imagens ao texto. Imagine que você precisa preencher os espaços, como acontece nos jornais. Isto fará com que o conteúdo do texto seja completado pelas imagens e vice-versa.

trabalho-haa_pagina_3

 

4. Crie novas colunas de maneira organizada

Se você precisa adicionar muitas imagens e não tem espaço suficiente, uma saída é subdividir a grade. Atente que quando fizer isso, precisará começar e terminar o que foi criado. Isto quer dizer que o ideal é que se você dividir uma coluna em dois, comece, por exemplo do topo e vá até o rodapé. Ou comece do meio e vá até o rodapé. Evite criar diversas colunas com diversas larguras em uma mesma área.

trabalho-haa_pagina_4

 

5. Crie pontos de chamada

Se você possui elementos em destaque, tente criar uma conexão entre eles. Nesse exemplo, eu coloquei os croquis em três pontos específicos, para criar pontos de chamada para o leitor. Assim, se você tem três elementos, criar um jogo entre eles para guiar a visão do leitor é mais interessante do que colocar um do lado do outro, o que traria monotonia para a diagramação.

trabalho-haa_pagina_5

 

Bem pessoas, é isso! Eu espero que essas dicas ajudem vocês a diagramar melhor pranchas com muito conteúdo. Se vocês quiserem dar uma olhada em outros tipos de diagramação, eu indico vocês a acessarem a pasta do pinterest de diagramação de pranchas, lá tem muitos exemplos a serem seguidos. Basta clicar aqui para visualizar!

Lembrando sempre que se você gostou desse post, é só clicar em curtir aqui embaixo!

Abraços e até a próxima,

Marina 🙂


5 Comments

  • Reply
    Eder
    27 de outubro de 2016 at 17:16

    Nossa, estou no extasy com o conteudo. Ainda tenho dificuldade em pensar na organização das pranchas, mas acredito que seja algo organizacional, tipo: O que mostrar primeiro, como mostrar, como organizar etc.

    • Reply
      Marina Araújo
      2 de novembro de 2016 at 13:29

      É isso mesmo. 🙂
      Abs!
      Marina 🙂

  • Reply
    Caroline Staudt
    22 de Fevereiro de 2017 at 12:41

    Cara… tu é TOP demais. Parabéns pelo trabalho !

    • Reply
      Marina Araújo
      22 de Fevereiro de 2017 at 12:54

      Obrigada Caroline!!
      Bjuss,
      Marina

  • Reply
    Anna
    28 de outubro de 2017 at 15:53

    Marina, amo suas pranchas, em especial gostei muito dessa. Tem algum tutorial ensina fazer essa ai ?

Leave a Reply