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Making of: Apartamento Moderno por Rakan Jandali

por Marina Araújo

Rakan Jandali é um Artista Digital nascido em Homs, na Síria. Ele trabalha como  Artista Visual 3D / Designer e é chefe do Department at the interior Design Firm KCA International e recentemente foi promovido como Associado. Vive atualmente em Dubai concebendo e criando paisagens e produtos para interiores. Ele descobriu sua paixão pela Arte Digital quando ainda jovem e rapidamente desenvolveu suas habilidades em ambas as representações em 2D e 3D, a fim de criar peças visuais realistas.

Inspirações

Rakan Jandali trabalhou neste projeto para testar o novo Vray 3.0 beta, pois queria ver o quão eficiente ele era em comparação com a versão anterior .
Como para qualquer projeto, antes de ele começar a desenvolver ideias conceito, ele escolheu algumas imagens que traduzissem o que ele gostaria de fazer:

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Configurações

Como a maioria dos outros artistas 3D, Rakan usou o LWF “Linear Work Flow” que ajuda a dar uma abordagem realista para a renderização. Basta ir  em: Preferências – Gamma e LUT e clicar em ativar e configurar tudo para 2,2.

O processo de modelagem:

Ele queria criar um bom e simples olhar interior com um toque moderno e contemporâneo.
As principais paredes de ambos os quartos foram simplesmente modeladas usando uma linha e, em seguida, extrusão.O teto no quarto é uma série de vigas de madeira ligados a um espelho para adicionar mais profundidade e torná-la ainda mais real.

Image ( 03 ) walls

As vigas de madeira foram modeladas usando uma caixa, em seguida, tentou-se fazer com que parecesse aleatório e áspero pela adição de um modificador de ruído e, em seguida, modificador turbo MeshSmooth.

Image ( 04 ) Floor Generator

Ele modelou a maioria dos móveis na sala de estar e jantar, exceto os acessórios utilizados na cena e do Presidente, tanto no quarto quanto para o estar.
Para o piso de madeira ele usou, claro, o Floor Generator Script. Abaixo estão as suas configurações:

Image ( 05 ) Floor Generator

Depois que ele converteu o objeto do chão à um poli editável, ele começou a mover algumas tábuas de madeira para cima e para baixo de forma aleatória para dar-lhes uma aparência mais realista. Você também pode fazer isso usando a seção “Tilt” no script gerador de chão.

A Parede na Sala de estar e as caixas que estavam em cima umas das outras foram modeladas usando a ferramenta poli editável. Depois ele adicionou um material de luz do Vray para os lados para que tivesse um visual mais realístico.
Image ( 06 ) feature wall

 

Definições da Câmara

Para a cena da sala de jantar ele usou uma câmera física de raios-V com as seguintes configurações:
Film gate: 36
Focal Length: 40
F-Number: 4
White Balance: Neutral
Shutter Speed: 80
Film Speed: 250
A exposição, e profundidade de campo de visão varia de acordo com as suas preferências no photoshop.

Configurações de renderização:

Aqui ele experimentou diversos métodos diferentes afim de obter o resultado que ele queria. Essas foram as suas configurações finais:

1 2 (1) 3

 

Iluminação e Texturização:

A iluminação da cena foi bastante simples, usando um par de luzes de raios-V e um raio de sol-V.
A luz principail do Vray que passa pela janela é um portal skylight e no resto as luzes são luzes normais do Vray com uma cor amarela para dar um aspecto de uma temperatura quente.

Image (08) Lighting 1

 

Image (09) Lighting 2

 

Para texturização da cena, ele usou materiais padrões do V-Ray, aqui estão algumas amostras desses materiais nessa cena:
Piso de madeira:

Image (10) Floor material

 

Para a cortina de seda:

Image (11) curtain

 

Parede de estar:

Image (12) Paint

Depois de fazer vários testes de renderização para obter a aparência certa, ele definiu o cenário para a renderização.
Este é o Raw render:

Raw Render 1

Raw Render 3

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Pós-produção:

Este processo final é muito importante, pois é onde as imagens ganham vida. Rakan Jandali costuma usar o Photoshop como o software principal, às vezes ele usa outros como After Effects ou Lightroom. Aqui está a explicação da pós-produção da sala de jantar:
Primeiro ele começou a ajustar o brilho e contraste da imagem com uma correção de cor rápida:

Image (15 ) Adjusted image after adding render elements

Depois começou a adicionar alguns elementos, como o Vray Lighting pass , Vray Reflection and Vray Global Illumination:

Image (15 ) Adjusted image after adding render elements

Depois que ele começou a trazer as cores para fora, selecionando os itens individualmente e usando alguns alfa Renders ou mapas.

Image (16 ) Adjusted image after colour correction

Em seguida ele começou a retocar a imagem utilizando a queimadura e ferramenta Dodge para adicionar mais sombras e dar-lhe mais vida. Então começou a adicionar alguns alargamentos da lente e usar o filtro de brilho difuso.

Image (17 ) Lens flare and Diffuse glow

Ele continuou acrescentando um pouco de filtro de correção de lente, removendo distorções na imagem e adicionando um pouco de vinheta. Como toque final ele brincou com curvas para alguns ajustes de humor agradável. 🙂

Resultado final:

Dining

 

Living

 

Bedroom shot 1 - 00

Eu espero que com esse tutorial vocês possam ter aprendido um pouco mais de como funciona o processo de renderização com o Vray no 3DSMax. Como vocês podem ver, a pós-produção é uma etapa essencial do processo de criação.

 

Para a criação desse post eu tive como referência o site tutorials.cgrecord.net

 

 

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